AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Entenda como o cérebro pode ser um grande aliado na perda de peso

Vem entender como usar a mente pode ser ideal ao emagrecer

Karla Precioso Publicado em 28/11/2020, às 08h00 - Atualizado em 09/12/2020, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O poder do pensamento pode permitir que os resultados sejam rapidamente alcançados - mohamed Hassan/Pixabay
O poder do pensamento pode permitir que os resultados sejam rapidamente alcançados - mohamed Hassan/Pixabay

Para perder peso, há quem busque dietas, exercícios físicos ou cirurgias. Mas, uma importante aliada nesse caminho é a mente. Sim, o poder do pensamento pode permitir que os resultados sejam rapidamente alcançados. A musa fitness, Fernanda D’ávila, e o neurofilósofo, Fabiano de Abreu, explicam como funciona o cérebro na dieta.

RESULTADOS 
São os hábitos que escolhemos que revelarão o comportamento adequado para conquistar o objetivo e ter uma melhor qualidade de vida. Fernanda D’ávila detalha como o poder da mente foi essencial em sua dieta: “Para driblar a mente durante o processo de emagrecimento, quanto mais você mandar energia positiva para o seu cérebro, mais fácil e rápido será o processo”. 

Segundo ela, o primeiro passo para emagrecer é tomar a decisão de mudar os hábitos: “Nenhum cardápio, médico ou treinador vai funcionar se você não estiver decidida a começar sua jornada. Não existe milagre, e sim estratégia”, completa. 

MENSAGEIROS QUÍMICOS 
Os neurotransmissores são mensageiros químicos que afetam funções físicas e psicológicas, incluindo frequência cardíaca, sono, apetite, humor, medo, etc. Dois deles são a dopamina e a serotonina. Fabiano explica como eles atuam no corpo, auxiliando na dieta. 

“A dopamina é conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando o cérebro a completar tarefas. Estimulamos esse neurotransmissor praticando exercícios, criando metas de curto prazo, seguindo uma dieta rica em vitaminas C e E, betacaroteno e minerais. Já a serotonina controla a vontade, o apetite e o sono. O estímulo acontece dormindo pelo menos oito horas por noite, tomando sol com as devidas proteções, buscando meios para aliviar o estresse e seguindo um cardápio rico em triptofano”.

MUDANÇA DE HÁBITO 
A mudança de hábito no corpo e na mente trouxe resultados imediatos para a musa fitness: “Coloque uma meta curta para começar e estimular a mente. Assim,você terá um foco maior e, após sete dias, haverá uma recompensa. Eu perdi 4,7 kg em uma semana e não parei por aí. Fui mudando as estratégias nutricionais e perdi quase 8 kg. Já estou no meu quinto mês e não recuperei o peso perdido”, conta.

DICAS VALIOSAS 
Para quem não conseguiu ainda chegar lá, o neurocientista indica: “É necessário uma rotina pensando na qualidade de vida, que vai desde o sono, a alimentação, a prática de atividade física, organização, lazer, pensamentos, metas e inteligência emocional. Tudo isso originará a força de vontade natural para alcançar a meta”.