AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Entre em forma com o novo chá do momento

A bebida seca a barriga e combate os sintomas da menopausa!

Patricia Gebara Publicado em 08/12/2015, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

996 - shutterstock
996 - shutterstock
Acabaram os problemas de quem não se aventurava em tomar chás para emagrecer por conta daquele gostinho amargo. É que o mais novo queridinho de quem faz dieta, o chá de folhas de amora, além de acelerar a perda de peso, é bem gostoso. Tomando uma xícara da bebida antes das refeições, dá para perder até 4 kg em um mês, sem fazer nenhuma loucura. Ah, outro benefício: estudos dizem que ele ainda ajuda a amenizar os temidos sintomas da menopausa. Saiba tudo sobre essa novidade e comece já o regime!

Superpoderoso
  • Por ser diurético, o chá combate a retenção de líquido e faz desinchar que é uma beleza! Além disso, ele ajuda a controlar a pressão arterial. 
  • A bebida regula os picos de insulina no organismo, prevenindo, assim, o diabetes. Lembrando que a insulina desregulada interfere no armazenamento de gordura, principalmente na região abdominal.
  • Quem tem prisão de ventre vai adorar a novidade, já que o chá coloca o sistema digestivo em ordem. 

Amigo da mulher

Estudos indicam que o chá pode amenizar os sintomas da menopausa, como ressecamento vaginal e irritação. Mas Bárbara Murayama, ginecologista e coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, alerta: “Ainda é necessário investigar mais, pois não há comprovação científica”.  Bom, tomar o chá não vai fazer mal, mas nada de substituir um tratamento hormonal por ele sem falar com seu médico, ok?

Como preparar

Coloque 1 litro de água no fogo e desligue assim que ferver. Acrescente 1 colher (sopa) cheia de folhas secas de amora e deixe em infusão por, no máximo, 10 minutos. Coe em seguida. Tome a bebida ao longo do dia. Ela dura até 24 horas se armazenada na geladeira ou numa garrafa térmica. Nada de açúcar ou adoçante!

Para acompanhar o chazinho

Natália Colombo, nutricionista funcional da clínica NCnutre, em São Paulo, sugere dois cardápios para você perder 1 kg por semana. Tome uma xícara do chá de folhas de amora 15 minutos antes das refeições. 


--- Opção 1 ---

Café da manhã: 1 copo de suco de uva integral com 1 colher (sobremesa) de chia (deixada de molho de um dia para o outro) + 1 fatia de pão integral com 1 colher (chá) de geleia de morango (sem açúcar ou adoçante) 
Lanche da manhã: 2 fatias de abacaxi polvilhadas com raspas de limão
Almoço: 1 prato de salada de alface-roxa com escarola e tomate, temperada com 1 pitada de sal, azeite e vinagre de maçã + 2 colheres (sopa) de arroz integral com cenoura ralada + 1 concha pequena de feijão + 1 filé de carne magra (patinho) grelhado com cebola 
Lanche da tarde: 1 colher (sopa) de sementes de girassol + 2 amêndoas + 2 castanhas-do-pará + 3 damascos secos
Jantar: 1 prato de salada de acelga e alface-roxa, temperada com 1 pitada de sal e azeite + 1 posta de salmão grelhado com limão e ervas + 3 colheres (sopa) de couve refogada

--- Opção 2 ---

Café da manhã: 1 fatia de melancia (com as sementes*) batida com folhas de hortelã, 100 ml de água de coco e 1 colher (chá) de farinha de chia + 1 fatia de pão integral com 1 fio de azeite e orégano 
Lanche da manhã: 1 colher (sopa) de sementes de girassol 
Almoço: 1 prato de salada de alface com agrião e rodelas de pepino e de tomate, temperada com 1 pitada de sal, azeite e vinagre de maçã + 3 colheres (sopa) de abóbora refogada + 1 filé de peito de frango temperado com curry e assado com brócolis e cebola 
Lanche da tarde: ½ xícara (chá) de abacate com gotinhas de limão
Jantar: 1 prato de salada de rúcula com pepino, tomate e cenoura, temperada com 1 pitada de sal, azeite e vinagre de maçã + 1 filé de peixe grelhado com raspas de limão e gengibre ralado + 4 colheres (sopa) de couve-flor refogada 



*As sementes da melancia têm fibras, que ajudam a não elevar tanto os níveis de açúcar do sangue! 


PS: Evite tomar o chá antes de dormir, pois ele tem ação diurética. Ninguém merece acordar de madrugada pra fazer xixi, né?







Os cardápios desta matéria são apenas sugestões. O plano alimentar deve ser individualizado e é essencial consultar um profissional.  Vale lembrar ainda que a perda de peso varia de acordo com o organismo de cada um. além disso, pessoas com diabetes, pressão alta e problemas no coração devem consultar um médico antes de começar qualquer dieta.