AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dieta e Emagrecimento / ALTERNATIVA

Florais da boa forma: saiba como emagrecer com essências à base de flores e plantas

Antes de mais nada, o paciente passa por uma consulta

Lígia Menezes Publicado em 10/05/2020, às 14h30 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
De acordo com a OMS, as essências florais são uma terapia complementar à medicina tradicional - Banco de Imagem/Pixabay
De acordo com a OMS, as essências florais são uma terapia complementar à medicina tradicional - Banco de Imagem/Pixabay

A ciência já comprovou: ansiedade e estresse podem levar à obesidade. Para aliviar esses sentimentos, muitas pessoas desenvolvem compulsões alimentares que, obviamente, resultam em aumento de peso, além de doenças relacionadas, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. 

A solução, como todo mundo já sabe, está em uma rotina pautada em dieta balanceada e atividades físicas. Porém, esses hábitos saudáveis nem sempre fazem parte do nosso dia a dia. 

Então, vale lançar mão de auxílios capazes de nos ajudar a manter o foco em um estilo de vida mais sadio para o corpo, mente e alma. A terapia dos florais está aí para isso. 

“Trata-se de essências elaboradas por meio de flores e plantas disponibilizadas em forma de gotas. O tratamento faz o corpo voltar a fabricar sensações positivas e de bem-estar”, explica a terapeuta holística Viviani Farah, diretora do Instituto Vick’s® (@vivianifarah). 

Como isso ajuda a entrar em forma? Por meio do alívio da ansiedade e do estresse. Farah, inclusive, desenvolveu um trabalho de pesquisa científica, a Dieta dos Florais®, e comprovou que as essências auxiliam o paciente a controlar a compulsão alimentar ao equilibrar estados negativos. 

“Assim, o emagrecimento vem de forma eficaz, segura e natural. A quantidade de quilos eliminados depende do quão debilitado o paciente se encontra”, observa a especialista. Entenda melhor como o tratamento funciona.

PRIMEIRO PASSO 
Antes de mais nada, o paciente passa por uma consulta, seja on-line ou presencial, para avaliar necessidades específicas. Farah utiliza os florais do sistema de Bach. Existem 38 essências diferentes a serem manipuladas e escolhidas conforme as necessidades de cada indivíduo. “Cada um tem seu propósito para positivar estados negativos relatados no momento da consulta, tendo como principal função o equilíbrio de corpo, mente e alma”, diz Farah.

HORA DE DESINCHAR 
Segundo Farah, os estados negativos, como estresse e ansiedade, retêm líquidos. Logo, assim que o paciente passa a ingerir diariamente as essências florais, as células dão início a um processo de desinchar. 

Para ajudar nessa missão, recomenda-se uma dieta leve, livre de alimentos industrializados e feita com comida de verdade, o mais natural possível. Ou seja, muitos vegetais, cereais e grãos. 

Se desejar, carnes magras (de preferência, brancas). Para um plano alimentar específico, consulte um nutricionista. “Os florais ajudarão a pessoa a ter força emocional para se manter firme na dieta, retomar a autoestima e ter disposição para praticar exercícios físicos”, garante a terapeuta.

CONTRAINDICAÇÕES
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as essências florais são uma terapia complementar à medicina tradicional. "A Dieta dos Florais® é um tratamento natural, seguro e eficaz, podendo ser ingerido por todas as pessoas, incluindo gestantes, lactantes, idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde”, garante Farah. 

QUAL A GOTA IDEAL PARA VOCÊ?
Conheça alguns dos Florais de Bach que podem ajudar na luta contra a balança em casos de medo, estresse e ansiedade. Mas, saiba, sem a prescrição do especialista, eles podem não funcionar por não serem os mais recomendados às suas necessidades.

  • Medo: Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Red Chestnut, Aspen
  • Indecisão: Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat
  • Desinteresse pelas circunstâncias presentes: Clematis, Honeysuckle, Olive, Wild Rose, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud
  • Solidão: Water Violet, Impatiens, Heather
  • Preocupação excessiva com o bem-estar de outras pessoas: Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water
  • Crise emergencial: Rescue (uma mistura em um único frasco dos florais: Star of Bethlehem, Rock Rose, Impatiens, Cherrry Plum, Clematis)