AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dieta e Emagrecimento / Força, foco e fé!

Fuja dos sabotadores de sua dieta e emagreça enquanto trabalha

Confira quatro estratégias para não abusar no escritório

Com reportagem de Júlia Arbex Publicado em 25/10/2018, às 17h39 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mantenha o foco na dieta também fora de casa. - iStock/Banco de imagens
Mantenha o foco na dieta também fora de casa. - iStock/Banco de imagens

Começar o dia com um café da manhã nutritivo e levar uma marmita saudável para o trabalho é o planejamento ideal para quem corre atrás da perda de peso. No entanto, apesar dos esforços, muitas vezes sabotamos a dieta com lanchinhos pouco inteligentes ao longo do dia, além de almoçar na pressa e beber pouca água. 

Mas será que existe alguma maneira de evitar esses hábitos? Para os nutricionistas do Vigilantes do Peso, sim! E é justamente isso que eles ensinam a seguir.

PAUSAS REFRESCANTES

Energéticos, refrigerantes e sucos industrializados podem detonar rapidamente o seu objetivo de despachar a gordura do corpo. O motivo: essas bebidas não passam de calorias vazias. As danadas são cheias de açúcar e conservantes. Pior ainda: não são nada nutritivas.

Estratégia: se você não faz xixi a cada duas ou três horas, precisa se hidratar. Beba cerca de 2 litros de água pura por dia para repor os líquidos do organismo e diminuir a vontade de beliscar.  Água com limão também é uma opção. A fruta facilita a digestão e, consequentemente, elimina as toxinas do organismo. Chás e sucos naturais podem estar no cardápio, mas nada de adoçar, viu? Uma xícara e um copo por dia, respectivamente, é o ideal.

CAMPO MINADO

Há empresas que deixam à disposição dos funcionários diversos tipos de alimentos traiçoeiros como, por exemplo, chocolate, biscoito, salgadinhos e até mesmo pizza. Mas render-se a essas delícias no ambiente de trabalho significa consumir muitas calorias e, consequentemente, ganhar peso.

Estratégia: que tal montar o próprio estoque de comidinhas? Para isso, certifique-se de que terá sempre lanches saudáveis (e também gostosos) ao seu alcance para contornar as tentações. Fazer uma mistura caseira de nozes e frutas secas, levar biscoitos integrais ou barras de cereal sem chocolate são ótimas opções.

ALMOÇO NA FIRMA

Agenda cheia de compromissos justo na hora do almoço? Talvez você precise pedir comida pelo telefone. Infelizmente, essas refeições costumam ter poucas opções saudáveis. Muita maionese, molhos para saladas, frituras... Sem contar aquele hambúrguer que é rápido e prático, né?

Estratégia: planeje-se com antecedência para evitar opções que contribuem para o ganho de peso. Você, claro, pode ingerir comidas mais calóricas um dia ou outro, mas não exceda o tamanho de suas porções, e peça molhos à parte. Assim, vai usá-los com moderação. É importante ressaltar que comer algo saudável e nutritivo, como amêndoas e iogurte light, antes do almoço diminui a fome. E pular o café da manhã a deixa mais suscetível a exagerar na hora de almoçar.

SUGESTÕES DE MARMITAS PODEROSAS

Salada morna de penne integral e couve-flor (Rendimento: 4 porções)

  • 250 g de penne integral cru
  • 2 ½ colheres (chá) de azeite de oliva
  • 1 cabeça pequena de couve-flor, cortada em floretes pequenos
  • 2 dentes grandes de alho amassados
  • 2 tomates sem pele, sem sementes e picados
  • ¾ de colher (chá) de sal
  • ¼ de colher (chá) de pimenta-calabresa sem flocos
  • ¹/³ de xícara (chá) de salsa fresca

Cozinhe o penne conforme as indicações do fabricante. Aqueça o azeite em uma panela grande antiaderente em fogo alto. Cozinhe a couve-flor por 8 minutos, mexa até que os floretes
fiquem levemente dourados. Transfira para uma tigela. Unte a mesma panela com óleo em spray, adicione o alho e cozinhe em fogo médio, mexendo até amaciar. Retire o alho e descarte. Retorne a couve-flor à panela, adicione o tomate, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo médio por 10 minutos, mexa com cuidado. Adicione a massa e a salsa e
cozinhe por 2 minutos até aquecer bem.

Sanduíche caprese

  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • 1 pitada de orégano seco
  • 1 pitada de pimentado-reino preta moída
  • 2 fatias de pão de forma integral light
  • 3 fatias de tomate
  • 2 fatias de queijo de minas frescal zero gordura
  • 5 folhas de manjericão fresco

Misture o azeite com o orégano e a pimentado-reino. Sobre uma fatia de pão, arrume o tomate, o queijo e o manjericão. Tempere com o azeite, cubra com a outra fatia de pão e sirva. Se preferir, aqueça numa sanduicheira ou frigideira.