AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dieta e Emagrecimento / Maternidade

Luiza Possi perde 11 kg apenas com a amamentação; será que isso é normal?

Luiza Possi revela ter perdido 11 kg na amamentação; é assim para todas?

Juliana Ribeiro Publicado em 27/07/2019, às 12h04 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luiza Possi e Lucca - Reprodução/ Instagram
Luiza Possi e Lucca - Reprodução/ Instagram

A cantora Luiza Possi usou o seu Instagram, na tarde da última sexta-feira (26), para falar com os fãs sobre o seu primeiro mês de maternidade. 

Mãe de Lucca, que nasceu em 29 de junho, ela contou ter percebido mudanças significativas em seu corpo. 

"Meio chocada em como se perde peso rápido amamentando. Já foram 11 kg! E olha que eu não estou fazendo nada além de amamentar", revelou a cantora, em seu Stories. 

Emagrecer bastante logo após o parto deixa algumas novas mamães preocupadas, e também felizes, por estarem ficando mais finas aparentemente sem ter que fazer grandes esforços. 

MAS SERÁ QUE ISSO É NORMAL?

De acordo com o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, que é membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), sim. Esse emagrecimento acontece devido a um hormônio que é liberado durante a amamentação, chamado ocitocina.

Produzida naturalmente pelo corpo da mulher, ela tem um papel importante desde a hora do parto. "A ocitocina ajuda a contrair o útero e permite seu retorno ao tamanho normal. Além disso, faz com que aquela gordura acumulada ao longo da gravidez seja perdida", diz.

O obstetra explica ainda que, logo após o parto, é esperado que a gestante perca aproximadamente de 6 kg a 8 kg. Tudo culpa da saída do bebê, misturado com a placenta, líquido amniótico e redução do excesso de água no corpo da gestante.

"Depois disso, a perda de peso vai se reduzir a cerca de 1 kg por mês. Isso acontece principalmente por mobilização dessa gordura corporal para abastecer a produção de leite materno e, por consequência, alimentar o bebê", completa.

Lembrando que o fato de uma mulher não conseguir amamentar a criança não a impede de perder peso. Porém, a mãe que amamenta realmente tem um emagrecimento de forma mais rápida, devido ao metabolismo acelerado. 

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E EXERCÍCIOS

Durante a amamentação, a mãe gasta uma média cerca de 600 calorias por dia só com o aleitamento. Contudo, para conseguir perder 1kg de peso, uma pessoa deve ter um déficit calórico de cerca de 7.700 calorias.

"Isso significa que, se você se alimentar de forma adequada com alimentos saudáveis e sem excesso de carboidratos, como açúcares e farinhas, isso natualmente vai se reverter em perda de peso no decorrer dos meses", explica o médico.

O especialista ressalta ainda que, de acordo com estudos científicos, é possível manter uma perda de peso de 500 gramas por semana durante o aleitamento, sem alterar a qualidade nutricional do leite materno. 

“A principal dica para as mulheres que foram mães recentemente é manter uma dieta saudável de cerca de 2000 calorias por dia, além de realizar 45 minutos de atividade aeróbica quatro vezes por semana”, aconselha Nogueira.