AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dieta e Emagrecimento / ALIMENTAÇÃO

O que comer e como fazer lanchinhos entre as refeições sem culpa? Nutricionista orienta

Combinações mais nutritivas e pausas para se alimentar estão entre as dicas da especialista

Da Redação Publicado em 18/06/2020, às 07h40 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Faça pausas no trabalho, dê um tempo na TV e no celular para fazer as refeições - Banco de Imagem/Pixabay
Faça pausas no trabalho, dê um tempo na TV e no celular para fazer as refeições - Banco de Imagem/Pixabay

A quarentena diminuiu o ritmo de todo mundo. E o isolamento social para evitar a proliferação do novo coronavírus influenciou diretamente no dia a dia e na prática de exercícios físicos, que caíram consideravelmente com a impossibilidade de frequentar academias ou mesmo as ruas.

E a redução do gasto calórico, junto do aumento da ansiedade, vem alterando também os hábitos alimentares. Quem sabia o que comer entre as refeições, considerando seu nível de atividade, também parece perdido e ansioso com tanta mudança. Não sabe se come, e às vezes, come até demais seguido das emoções e incertezas do período. 

"Priorizar uma alimentação saudável nessa época é fundamental para manter a saúde do corpo e da mente, principalmente diante das causas do isolamento", ressalta Valentina Slaviero, nutricionista parceira da Fit Food. 

Para ajudar, AnaMaria Digital conversou com a especialista e separou algumas dicas para te ajudar a ter um corpo saudável e uma mente em paz. Vale conferir!

COMER PARA NÃO EXAGERAR
Na quarentena, é interessante manter um padrão de refeições regulares, incluindo os lanchinhos entre as principais refeições. "Muitas horas sem se alimentar geralmente são seguidas de episódios compulsivos", diz Valentina. Por isso, a nutricionista sugere evitar ficar mais de 3 a 4 horas sem comer.

QUANTIDADES QUE NUTREM
Quem tem dificuldades de definir porções, principalmente por conta da ansiedade, pode escolher opções entre 150 a 300 calorias no período da manhã e da tarde. "Geralmente, uma dieta balanceada inclui lanches que compõe de 10 a 15% do consumo total de calorias diários", conta Valentina. "Coloque a porção já estipulada em um potinho, evitando comer direto do pacote que geralmente tem mais do que uma quantidade individual".

ESCOLHAS QUE DÃO CERTO
"Lanchinhos de baixa caloria geralmente não dão saciedade e, por fim, acabam aumentando a fome. Evite opções light/diet ou de baixa caloria", alerta Valentina. Ela ainda sugere a combinação de carboidrato natural, como o das frutas, grãos e raízes, mais um proteína ou gordura de boa qualidade para aumentar a saciedade. "Um bom exemplo seria uma dupla de biscoitos de arroz integral, tomatinhos, pepino ou cenoura em palito com uma pasta de hommus, guacamole ou castanhas. Iogurte com sementes ou frutas também são boas opções", sugere.

RELAXE E SABOREIE MAIS
Aguarde a ansiedade passar para se alimentar. Faça pausas no trabalho, dê um tempo na TV e no celular para fazer as refeições. "Estar presente com a comida permite mais conexão com o prazer proporcionado pela alimentação e mais clareza sobre os níveis de saciedade do corpo", diz.

PROGRAME-SE E CUMPRA OS HORÁRIOS
Definir horários ajuda a manter a rotina e evitar excessos na alimentação. "Como estamos em um momento atípico isolados em casa, a vida pode ficar confusa e acabamos desequilibrando a alimentação". Para manter a ordem e um corpo bem nutrido, Valentina sugere fixar horários para não pular refeições nem exceder durante o consumo.

PARA TODOS OS PALADARES
Quanto mais próximo da versão natural, melhor! Consuma castanhas, frutas secas, pastas de amendoim e sementes. "Só fique atento à quantidade, pois são ricos em gorduras naturais. Apesar de serem nutritivos, eles facilmente somam excessos calóricos no consumo diário", alerta Valentina.

Carboidratos também são bem-vindos. Prefira os provenientes dos grãos. Como grãos crocantes de grão-de-bico, edamame, ervilhas, e biscoitos ou crackers de arroz. Chocolate amargo também está liberado: "A partir de 70%, o chocolate é rico em antioxidante, que combate os radicais livres e favorece a saúde do corpo".

NUTRA A FOME INSACIÁVEL
Fora dos horários das refeições, preencha o tempo com atividades que nutram a alma e contagiam a mente. "Busque uma nova maneira de se exercitar em casa, descubra outra habilidade, como pintar ou dançar, faça um curso online e se divirta mesmo em tempos de isolamento", incentiva.