AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que realmente faz mal? Aprenda como se alimentar bem em 5 passos

Especialista responde as principais perguntas de quem busca uma alimentação saudável

Karla Precioso Publicado em 21/06/2020, às 08h00 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fugir das frituras já é um bom começo para conquistar um estilo de vida mais saudável - Banco de Imagem/Pixabay
Fugir das frituras já é um bom começo para conquistar um estilo de vida mais saudável - Banco de Imagem/Pixabay

Dúvidas sobre dietas, consumo de gordura e carboidrato, preparo dos alimentos, entre outras se tornam comuns no dia a dia, principalmente no começo de uma reeducação alimentar. Porém, como separar os mitos das verdades para fazer refeições de qualidade?

A nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo, responde as dúvidas mais frequentes sobre um cardápio nutritivo e equilibrado.

DEVO DAR ADEUS AO GLÚTEN? 
Glúten é o nome dado a uma família de proteínas presentes naturalmente em grãos como trigo, centeio e cevada. Esses alimentos carregam vitaminas e fibras, que equilibram o conjunto de bactérias que vivem no sistema digestivo. Ele só deve ser realmente evitado por portadores de doença celíaca. 

Isso porque o organismo de um celíaco não produz a enzima responsável por digerir a proteína, desencadeando um processo inflamatório no intestino. Porém, dietas sem glúten ganham cada vez mais adeptos. Isso porque as pessoas associam o nutriente à retenção de líquido, dificuldade na digestão e enxaqueca. Nesse caso, antes de eliminá-lo do cardápio, recorra a um profissional para uma avaliação precisa e segura.

GORDURA SEMPRE FAZ MAL? 
Existem três tipos de gordura: saturada, trans e insaturada. As duas primeiras devem ser consumidas moderadamente ou até evitadas, devido ao aumento do colesterol ruim (LDL) e obstruções das artérias. 

As gorduras insaturadas são necessárias para o bom funcionamento do organismo. Elas são capazes de reduzir os níveis de triglicérides e o risco de infarto. Consuma diariamente alimentos fontes de gorduras boas, como castanhas, amêndoas, nozes, sementes, abacate e azeite de oliva extravirgem. 

POSSO RETIRAR O CARBOIDRATO DAS REFEIÇÕES?
A dieta Low Carb é muito procurada por quem planeja emagrecer. Consiste na redução drástica no consumo diário de carboidratos - retirada de alimentos como massas, tubérculos e açúcar. "Mas, diminuir drasticamente a sua ingestão pode ser prejudicial à saúde, pois ele é importante fonte de energia para o corpo. 

Isso ainda pode levar à dificuldade de concentração, deficiência nutricional, fadiga e comprometimento do rendimento das atividades físicas. Por isso, regimes restritivos devem ser feitos apenas com acompanhamento nutricional e por um determinado período. Aqui, a dica é buscar o carboidrato em fontes saudáveis e de baixo índice glicêmico, como grãos integrais, vegetais e frutas, evitando assim o consumo excessivo de pães e massas refinados. 

É PRECISO EXCLUIR O OVO DO CARDÁPIO?
Não! O alimento aumenta o bom colesterol (HDL). Além disso, é fonte de proteína e lecitina, que dificulta a absorção do colesterol ruim e protege o coração. A clara tem o valor calórico mais reduzido e é fonte de proteína, por isso criou-se a cultura de dispensar a gema. Mas essa parte do alimento é repleta de vitaminas, minerais e antioxidantes. 

O ovo também é fonte de fósforo, selênio, vitaminas A e do complexo B. Seus nutrientes dão saciedade e melhoram o funcionamento do sistema imune. No entanto, por conta de suas calorias, ele deve ser consumido sem exagero.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE PREPARAR OS ALIMENTOS? 
Fugir das frituras já é um bom começo para conquistar um estilo de vida mais saudável. Optar por alimentos grelhados, cozidos ou assados, que são opções mais nutritivas, é a melhor pedida. 

"Em altas temperaturas e por longo período, o óleo se torna gordura ruim, sendo prejudicial à saúde quando consumido em excesso. Já os processos de grelhar ou cozinhar alimentos no vapor ajudam a manter alguns nutrientes, os tornando, portanto, excelentes escolhas de preparo. No entanto, o passo mais importante para manter uma vida saudável é adotar uma alimentação equilibrada, ou seja, buscar comer alimentos nutritivos, não exagerar durante as refeições e beber bastante água durante o dia", conclui a nutricionista.