AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dieta e Emagrecimento / Atividade física

Pré e pós-treino: quais são os alimentos ideais para as refeições?

Aprenda o que comer e a quantidade ideal e em quanto tempo antes do treino

Da Redação Publicado em 14/04/2021, às 09h40 - Atualizado em 08/06/2021, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A quantidade varia de acordo com o objetivo - zuzyusa/Pixabay
A quantidade varia de acordo com o objetivo - zuzyusa/Pixabay

Quais os alimentos e quais os nutrientes devem ser consumidos antes de ir à academia? Devo me alimentar quanto tempo antes de treinar? Qual a quantidade recomendada? E o que consumir no pós-treino? Essas são dúvidas comuns das pessoas que malham e ficam perdidas em relação aos melhores alimentos e o momento que devem ser ingeridos para que o treino ‘renda’.

Se você malha pela manhã, é importante se alimentar. Apesar de ser um hábito popularizado na internet, o treino em jejum é pouco recomendado. É melhor, na grande maioria dos casos, a pessoa estar com um alimento no estômago para treinar.  O jejum acaba, inclusive, prejudicando o rendimento. “Do ponto de vista fisiológico e bioquímico, eu não sou a favor de treinar em jejum”, orienta Karina Peloi, autora do método e do livro best seller "Magra pra Sempre".

Para garantir que você inicie seu treino com energia suficiente para obter uma boa performance, confira as dicas:

O QUE COMER?
Para ter um bom desempenho durante o treino é importante que você tenha uma boa fonte de carboidratos. Os alimentos mais indicados para consumir no pré-treino são aqueles que irão te dar energia, como batata-doce, mandioca (raízes), banana, panqueca, pão integral e cereais. O ideal são os carboidratos que tenham digestão em um tempo médio. E se você tem uma boa digestão, estes alimentos podem ser combinados com uma fonte de proteína, como ovos, frango, peixe, atum e laticínios.

QUANTO COMER?
Essa questão varia de acordo com o objetivo: “Cerca de 120 gramas de alimento é a quantidade adequada para quem quer emagrecer”.

E QUANTO TEMPO ANTES DO TREINO?
Karina afirma que depende de pessoa para pessoa, mas de forma geral, o ideal é se alimentar até meia hora antes do treino, no caso de uma refeição pequena, como café da manhã ou lanche. 

No entanto, se o pré-treino for uma refeição principal, como almoço ou jantar, o ideal é esperar cerca de uma hora para malhar. “É preciso que o alimento já tenha sido digerido e que já tenha liberado glicose na corrente sanguínea, para que você esteja preparado e cheio de energia para treinar”.

Para definir o tempo que funcionará para você, a especialista orienta fazer testes, variando a alimentação de meia hora, 40 minutos, uma hora ou mais antes de ir para seu treino. A percepção do seu melhor desempenho é o ideal para você.

O QUE COMER NO PÓS-TREINO?
Após o treino é preciso ter a recuperação muscular. Portanto, se há um nutriente que você precisa consumir depois que sair da academia, ele se chama proteína. Os ovos, carnes e frango são o aporte de proteína necessário. 

“Em relação ao consumo de Whey Protein, como se trata de um suplemento, só deve ser ingerido com o acompanhamento do nutricionista”, alerta.