AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Programe a sua mente para você emagrecer

Conheça o método que desinflama o hipotálamo, a região do cérebro que regula a fome

Izabel Duva Rapoport Publicado em 13/11/2017, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Programe a sua mente para você emagrecer - iStock
Programe a sua mente para você emagrecer - iStock

Para algumas pessoas, o difícil não é só perder peso, mas escapar de vez do efeito sanfona (aquele engorda e emagrece sem fim). Se
identificou com o problema? Saiba, algo pode estar desregulado na sua cabeça. Por algo, entenda o hipotálamo, área do cérebro que regula a
fome, o apetite e a sede. Pesquisas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP) relacionam o alto consumo de gordura saturada com uma inflamação nessa região, comprometendo o envio da mensagem de satisfação ao organismo. “Esse descontrole pode gerar perda de saciedade e fazer a pessoa comer compulsivamente”, explica Jiandra da Luz, fisioterapeuta dermatofuncional e coaching em emagrecimento licenciada pelo Método 5S, um processo que indica a reprogramação do hipotálamo como peça-chave para reverter a obesidade e a oscilação na balança.

Como funciona

Criado pela fisioterapeuta Edivana Poltronieri, o Método 5S recebe esse nome por associar cinco estratégias definidas por ela e uma equipe
multidisciplinar. “As técnicas incluem procedimentos nutricionais, estéticos e emocionais, fechando todos os campos afetados pela obesidade”, diz Jiandra, que atende em Sinop (MT).

1 Acompanhamento nutricional diário
Para equilibrar minerais e vitaminas, e ensinar a realizar boas escolhas no dia a dia, evitando o consumo de industrializados, hipercalóricos e de alto índice glicêmico, como massa branca e açúcar refinado. 

2 Suplementação de vitaminas, minerais e ômegas essenciais 

Compostos alimentares que suprem deficiências nutricionais e previnem doenças. Ômega-3, 6 e 9, por exemplo, reduzem a inflamação e favorecem o metabolismo. 

3 Estética específica para secar
Tratamentos, como manta térmica de infravermelho, e massagens com nanotecnologia secam a gordura e previnem a flacidez.

4 Desinflamação hipotalâmica
Ela se dá por causa dos suplementos e da alimentação saudável. E é mantida pela reeducação de hábitos diários, como o controle de peso e o cuidado emocional.

5 Acompanhamento psicológico e motivacional
Feito sempre que necessário, principalmente via aplicativo WhatsApp, no celular.

Para secar de 5 kg a 15 kg em até 6 meses

O programa possui três fases e dura, no total, três a seis meses.

1 PERDA DE PESO: fase responsável pelo emagrecimento. Tem duração variável conforme o peso a ser eliminado.
2 MANUTENÇÃO: fase iniciada após atingir o peso ideal. Tem duração de 30 dias.
3 REEDUCAÇÃO ALIMENTAR: fase para consolidar os hábitos saudáveis e evitar ganho de peso ou efeito sanfona. Duração de 30 dias.

Menos gorduras saturadas / Mais gorduras do bem

Uma das principais formas de desinflamar a região hipotalâmica é consumindo alimentos ricos em ácidos graxos em forma de ômegas, que compõem as gorduras insaturadas e anti-inflamatórias: 

Ômega-3: sementes de linhaça e de chia, nozes, óleos de colza, algas marinhas e peixes, como salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha.
Ômega-6: óleos vegetais, como milho, soja e colza, carnes magras e gema do ovo.
Ômega-9: óleos de oliva e colza, azeitona, abacate e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas.

Evitar: carnes gordurosas, manteiga, laticínios e óleo de dendê, além de produtos industrializados.

Onde encontrar

Em ação há dois anos, o método 5S já atendeu mais de 7.300 pessoas e está presente em clínicas de todo o Brasil, além de países como Uruguai, Portugal e Estados Unidos. Indicado para pessoas obesas, com sobrepeso ou que almejam melhorar a saúde e qualidade de vida. Gestantes, lactantes, diabéticos, hipertensos descontrolados, entre outros casos, não devem aderir ao programa. Todos passam por avaliação
médica. Mais informações: 5semagrecimento.com.