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Quer emagrecer? Peça um suco de laranja!

Tomar dois copos da bebida ainda combate o diabetes e reduz o colesterol ruim

Izabel Duva Rapoport Publicado em 31/10/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Quer emagrecer? Peça um suco de laranja! - Shutterstock
Quer emagrecer? Peça um suco de laranja! - Shutterstock
Muita gente passa longe do suco de laranja quando está fazendo dieta. Mas não precisa ser assim! Pesquisa recente da Escola de
Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) mostra que a bebida traz ganhos nutricionais importantes, aumenta a saciedade e ainda pode ajudar na dieta. “Dizer que suco de laranja engorda por ser fonte de açúcar natural é puro mito. O que engorda mesmo é o excesso de comida e não um alimento específico”, afirma Thais Borges Cesar, responsável pelo estudo. Um copo de suco natural tem 110 calorias, cerca de 5% do total energético de uma dieta-padrão de 2 mil kcal. “Isso é pouco se considerarmos a grande contribuição da bebida para a dieta, com muitos nutrientes importantes, como cálcio, potássio, folato e vitamina C”, diz. Mas vamos com calma, isso não quer dizer que dá para abusar. Dois copos de suco por dia é o suficiente: faz bem e nem de longe compromete a sua dieta!
Entenda a pesquisa
Durante 12 semanas, 78 pessoas obesas foram divididas em dois grupos e submetidas a uma dieta de 2 mil kcal, 500 a menos do
que já seguiam. Em um dos grupos foram adicionados dois copos de suco de laranja por dia. Quem tomou a bebida não só
emagreceu tanto quanto o outro (6 kg em média) como também apresentou benefícios metabólicos mais acentuados. “Os goles melhoraram muito o metabolismo da glicose e do colesterol nesses indivíduos. Essa foi a grande vantagem do consumo do suco durante o regime”, afirma Thais.
Suco fresco é a melhor opção
A pesquisa foi feita com laranjas de verdade. A orientação é não coar o suco para manter as fibras (gomos da laranja). Para fazer, basta um bom espremedor e frutas. Com três ou quatro laranjas tipo pera se faz um maravilhoso copo de suco fresquinho.
Não tem laranja em casa, tudo bem!
Se não tiver as frutas frescas ou se quiser maior conveniência, pode comprar no mercado o suco 100% integral industrializado e
pasteurizado, que dura na geladeira por dois meses ou mais. Após aberto, você deve consumi-lo em duas semanas. Geralmente, ele
vem coado, sem gomos, porém com pectina, substância que aumenta a saciedade. “Como ela é uma fibra solúvel, não percebemos no líquido. Mas ela está lá, é natural e dá viscosidade ao suco pronto”, informa a especialista.
Benefícios
■ É fonte saudável de energia, pois contém sacarose, glicose e frutose.
■ Oferece nutrientes para o corpo (pectina, vitaminas e sais minerais) que melhoram o sistema imunológico e possuem ação anti-inflamatória e antioxidante no sangue.
■ Melhora a sensibilidade de insulina, fazendo com que as pessoas fiquem menos propensas a desenvolver diabetes, doença muito comum em obesos.
■ Reduz o nível de enzimas hepáticas, diminuindo a gordura no fígado. 
■ Baixa os níveis de triglicerídeos e colesterol.
■ Aumenta a saciedade e o bem-estar.
Alertas
■ Pessoas que sofrem de hiperglicemia (glicose elevada no sangue em jejum) não podem ingerir o suco de barriga vazia. Nesse caso, a orientação é tomar durante as refeições para reduzir o impacto glicêmico no sangue.
■ Quem sente muita acidez estomacal ou tem problemas como gastrite ou úlcera deve seguir as recomendações médicas, que, em geral, são para evitar alimentos ácidos, como o caso da laranja.
■ Algumas pessoas podem ter certo desarranjo intestinal quando começam a beber suco de laranja regularmente. “Isso passa em poucos dias, e logo se notam os benefícios”, afirma Thais.
Recomendação 
Dois copos de 250 ml de suco de laranja, aliado a uma dieta saudável (rica em fibras e pobre em doces e frituras), é a recomendação para quem quer emagrecer e ter resultado duradouro. Tome um copo entre as refeições (se não sofrer de hiperglicemia). Isso ajuda na saciedade e reduz a fome até a próxima refeição.
Atenção: néctar não é suco!
É importante saber o que está comprando. Muitas vezes, o que vemos nas prateleiras dos supermercados até parece, mas não é suco de verdade. O néctar, por exemplo, é composto por apenas 30% de suco da fruta além de água e outros aditivos que dão a aparência de suco. Fique de olho: na embalagem deve estar escrito: suco de laranja 100% integral. Isso quer dizer que você levará para casa laranjas e nada mais!
“O suco de laranja colabora muito para a qualidade nutricional da nossa dieta”, afirma Thais Borges Cesar, que pesquisa o tema desde a década de 1990