AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba fazer trocas inteligentes para manter a dieta durante o inverno

Dieta: saiba fazer trocas inteligentes para o inverno

Ana Bardella Publicado em 11/08/2019, às 19h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os alimentos calóricos típicos da estação por outros que auxiliam no emagrecimento - Banco de Imagem/Getty Images
Os alimentos calóricos típicos da estação por outros que auxiliam no emagrecimento - Banco de Imagem/Getty Images

Confira as dicas da nutricionista Ana Paula Gava para substituir os alimentos calóricos típicos da estação por outros que auxiliam no emagrecimento, ajudam a manter a saúde em dia e o melhor: são tão saborosos quanto!

TROQUE PÃO DE QUEIJO POR TAPIOCA DE QUEIJO 
A receita tradicional do pão de queijo contém uma grande quantidade de polvilho, o que aumenta seu índice glicêmico e colabora para o ganho de peso. A recomendação é apostar em um salgado mais leve, de tapioca. 

A nutricionista ensina: Em uma tigela, misture 1 ovo com 1 colher (sopa) de tapioca e 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado na hora. Bata como se fosse fazer uma omelete. Passe a mistura para uma frigideira e doure dos dois lados. Depois, recheie com 3 pedaços de queijo meia cura e enrole como uma panqueca. 

TROQUE MASSAS TRADICIONAIS POR INTEGRAIS 
Talharim, espaguete, ravióli... Não importa o tipo da massa: se ela for tradicional (produzida a partir da farinha branca), terá muitos carboidratos e poucas fibras – substâncias que facilitam o aumento de peso. 

A nutricionista ensina: O ideal é substituir estas versões por outras integrais, que têm mais fibras. E, na hora de escolher o acompanhamento, opte por um molho que contenha proteína, como o do tipo bolonhesa. A combinação ajuda a manter a saciedade!

TROQUE CROISSAINT POR BOLINHO DE MANDIOCA COM CARNE 
Além de ser produzido com farinha branca, o croissaint também leva uma grande quantidade de gordura na massa, o que aumenta suas calorias. Por isso, Ana Paula recomenda substituí-lo por um bolinho produzido à base de mandioca. 

A nutricionista ensina: Em uma tigela, junte 6 colheres (sopa) de mandioca cozida amassada com 3 colheres (sopa) de carne moída já preparada. Misture bem até virar uma massa. Em seguida, faça bolinhas e recheie com 2 colheres (sopa) de queijo meia cura ralado. Depois, passe para uma forma untada e leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos. 

TROQUE BOLO TRADICIONAL POR BOLO INTEGRAL 
Receitas de bolo contêm açúcar, farinha de trigo e, muitas vezes, óleo. Para torná-las mais nutritivas, é possível incluir no preparo ingredientes funcionais. Para isso, de acordo com a profissional, basta substituir em qualquer receita de bolo metade da quantidade de farinha de trigo por outros tipos de farinha, como a de linhaça, amêndoas, castanha e coco. Já o açúcar do preparo pode ser substituído por açúcar mascavo ou demerara. 

A nutricionista ensina: O óleo pode ser trocado pela versão de coco. Caso opte por cortar totalmente o açúcar, adicione pedaços de banana ou uva-passa na massa. A preparação ficará mais doce. 

TROQUE CALDOS GORDUROSOS POR CALDOS DE LEGUMES 
Queijo ralado, creme de leite, linguiça e bacon são facilmente encontrados em sopas e caldos. No entanto, eles não são as melhores opções para quem busca diminuir os números da balança. Sopas com muita batata, arroz ou macarrão também podem prejudicar o processo de emagrecimento, por serem ricas em carboidrato. A dica, portanto, é investir em vegetais de textura cremosa para preparar as receitas sem perder no sabor, como a couve-flor e o inhame. 

A nutricionista ensina: Cozinhe uma porção de couve-flor, bata no liquidificador e reserve. Em uma panela, refogue 5 colheres (sopa) de frango bem picado em 1 colher (sopa) de azeite, ½ colher (sopa) de alho socado e 1 cebola roxa picada. Quando estiver dourado, adicione a couve-flor batida, coloque um pouco de água e deixe ferver com os temperos de sua preferência.

TROQUE PÃO COM SALSICHA POR PÃO COM CARNE 
A salsicha é um alimento altamente industrializado, com impacto negativo sobre a saúde. A receita também leva batata palha, rica em gordura hidrogenada. Por isso, a dica é investir em uma versão diferenciada. Opte pelo pão de cachorro-quente integral e, em vez de recheá-lo com salsicha, recheie com carne moída ao molho. 

A nutricionista ensina: Pegue 2 tomates crus, tire a pele e a semente e bata com um pouco de água. Depois, passe para uma frigideira com alho e cebola roxa refogados em azeite. Em seguida, adicione 4 colheres (sopa) de carne moída. Quando estiver pronta, jogue uma pitada de açafrão e de páprica defumada, temperos com efeitos antiinflamatórios e antioxidantes.

TROQUE CHOCOLATE AO LEITE POR CHOCOLATE COM FRUTAS 
A opção ao leite é rica em açúcares e gordura, por isso o melhor é evitá-la. Se a intenção é preparar um doce gostoso, siga a recomendação abaixo. 

A nutricionista ensina: Derreta uma barra de 45 g de chocolate do tipo 50% cacau no microondas e mergulhe uvas e morangos. Deixe secar até que o chocolate se transforme em uma ‘capa’ para as frutas. 

TROQUE CHOCOLATE QUENTE POR CAPPUCCINO SAUDÁVEL 
Chocolates quentes são ricos em açúcar. 

A nutricionista ensina: Para substituir, misture 3 colheres (sopa) de leite em pó semidesnatado com 1 colher (sopa) de café solúvel, 1 colher (café) de canela e 1 colher (sopa) de cacau em pó. “O resultado é um cappuccino delicioso”, diz.