AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dieta e Emagrecimento / Exercícios

Veja algumas dicas valiosas de como improvisar aparelhos para treinar em casa

Educadora física Carol Borba garante que os resultados podem ser melhor do que treinando na academia

Da Redação Publicado em 15/08/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você sabe como substituir equipamentos da academia, para treinar em casa? - Derick McKinney/ Unsplash
Você sabe como substituir equipamentos da academia, para treinar em casa? - Derick McKinney/ Unsplash

Durante a pandemia do coronavírus as pessoas tiveram que adaptar a forma de praticar atividades físicas. Sendo assim, virou comum fazer exercícios em casa para movimentar o corpo e evitar não só o sedentarismo, mas também deixar a saúde mental em dia.

A instrutora física e influenciadora, Carol Borba, destaca que treinar em casa é muito mais prático, levando em conta que não é necessário se arrumar ou se preocupar com horários. Além disso, ela aponta um fator, necessário ao sair de casa, que tem servido como desculpa pelo desconforto: a máscara de proteção contra a covid-19.

“Usar máscaras para treinar é bem ruim, parece que falta ar, que a gente fica mais cansado e em casa a gente tem essa liberdade e também a questão de segurança envolvida. A gente treina com mais segurança, mais tranquilidade e sem se expor tanto”, comenta.

RESULTADOS

Para a felicidade daqueles que não têm curtido sair para se exercitar, a treinadora garante que é possível alcançar bons resultados mesmo dentro de casa. “Se você busca tonificar a musculatura, emagrecimento, saúde, qualidade de vida, diminuir celulites, gordurinhas localizadas, treinar em casa dá o mesmo resultado”, complementa a profissional que ainda acredita que treinar em casa traz mais resultados do que treinar na academia, pois as pessoas costumam se exercitar com uma constância maior por causa da praticidade.

“Ninguém consegue nenhum tipo de resultado se não tem constância na prática. Então não adianta a gente treinar um dia, pular quatro, treinar mais um, pular três. A gente tem que treinar pelo menos umas quatro vezes na semana para que a gente consiga enxergar os benefícios estéticos”, conta.

Por outro lado, Borba ressalta que se o objetivo dos seus treinos forem hipertrofia muscular, daí os exercícios em casa não serão suficientes. “Quando a gente busca a hipertrofia muscular, a gente precisa usar sobrecarga, então acaba precisando de peso ou de alguma máquina… Não necessariamente máquina, mas sobrecarga”, diz.

O QUE USAR?

A influenciadora do mundo fitness aponta ainda os melhores acessórios que ajudam nos exercícios em casa. Itens como cordas, elásticos, tapetes, colchonetes e bolas são ótimas opções para potencializar os efeitos das atividades físicas e trazer um resultado mais rápido. “Desde uma corda, que dá para você fazer um aeróbico; bola, que dá para fazer um abdominal ou fazer exercício de perna e braço; os elásticos também são uma ótima pedida”, revela.

No entando, se você não tiver esses equipamentos em casa, não esquenta! A influenciadora revela que há como improvisar com o que tem ao seu alcance. “Dá para improvisar usando pesinhos com coisas que a gente tem na nossa lavanderia, por exemplo, uma garrafinha de amaciante, um galão de água ou uma garrafinha de desinfetante”, sujere. 

“A gente consegue usar um cabo de vassoura pra fazer um alongamento, para melhorar a postura num agachamento. Um tapetinho de ginástica é muito legal ter, porque quase tudo a gente usa e encosta as costas no chão, ou encosta a barriga, mas se não tiver, dá pra colocar uma toalha, tem muitas alternativas”, garante.

Ao concluir, Carol afirma que o mais importante é começar. “Conforme a gente vai vendo os resultados aparecendo no nosso corpo, a gente vai se empolgando e se motivando cada vez mais."