AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você sabia que temos 9 tipos de fome? Conheça quais são e como identificá-los

Aprender qual delas você está sentindo pode ser uma estratégia que auxilia na perda de peso

Da Redação Publicado em 30/07/2020, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Todos os sentidos são aflorados na hora da alimentação - Free-Photos/Pixabay
Todos os sentidos são aflorados na hora da alimentação - Free-Photos/Pixabay

Não é nada incomum ouvir por aí “estou com fome de alguma coisa que não sei”. Parece uma frase injustificada, mas acredite: é possível ter esse sentimento. Isso porque o ser humano não tem apenas uma sensação de fome, mas nove. 

“Nosso organismo interpreta as sensações pelos cinco sentidos. O modo como nos alimentamos influencia na saciedade e não somente falando no quê comemos, mas como”, explicaa nutricionista Andrezza Botelho.

Segundo ela, olhos, olfato, tato, paladar, cérebro, audição, células e coração são os principais ‘emissores’ das mensagens de fome e só estaremos devidamente saciados quando todos esses sentidos estão ‘alimentados.

RECONHECENDO AS FOMES QUE NOSSO CORPO SENTE
Quer saber reconhecer a sua? AnaMaria Digital traz as dicas da especialsta!

  1. Olfato - O aroma que sentimos quando estamos na preparação do que vamos comer (ou quando entramos em um restaurante e sentimento aquele “cheirinho” de comida). Essa é a que chamamos de fome do nariz. Ela também desperta quando o prato chega à nossa mesa.
  2. Visão - Aqui é preciso ter atenção especial porque quando comemos sem foco na alimentação (vendo TV, de olho no celular, lendo revista, etc.) nossos olhos não contemplam a refeição e a sensação de saciedade não é completa. Nosso olho precisa registrar o que estamos comendo para que também se sinta “satisfeito”. 
  3. Paladar e tato - A fome que mais conhecemos é a fome da boca, aquela que saciamos ao sentir o sabor de cada alimento. Mais uma vez aqui é a atenção plena na alimentação que vai fazer com que você se sinta saciado. Preste atenção ao número de vezes que mastiga, na textura do alimento na boca... em cada detalhe desse momento que, muitas vezes, inclui a fome do tato: tocar o alimento, sentir sua consistência faz parte da experiência da saciedade.
  4. Audição - Aquela que acontece quando ouvimos o barulho da panela de pressão cozinhando um feijão fresquinho ou o som de um belo molho de tomate fervendo na panela. Com o olfato, sons e cheiros são poderosos no despertar da fome. Ou na saciedade dela.
  5. Estômago e corpo - Nosso estômago emite sinais de que estamos precisando nos alimentar e o corpo também. Já sentiu dor de cabeça por estar com fome? É um recado das células de que você precisa colocar combustível para que elas sigam funcionando. Aprender a entender o funcionamento do organismo é fundamental para não comer além do necessário e ganhar peso.
  6. Mente e coração - A fome mental é aquela que é impulsionada pela ansiedade, pela necessidade de mastigar alguma coisa por questões secundárias (nervoso, por exemplo) e a do coração é à que remete às lembranças: tendemos a comer mais um prato de uma comida que tenha sabor de “comida de vó” (basta ver o sucesso dos restaurantes caseiros por aí).

ATENÇÃO
É importante que, na estratégia de perda de peso, você entenda todas as suas fomes porque não saciá-las pode fazer com que você coma da maneira errada, comprometendo seus resultados. 

“A grande chave do sucesso é aprender a fazer da hora da alimentação um momento dedicado à comida. Quanto mais focados nesse momento, mais nosso corpo entende a saciedade, controlando a quantidade de alimento ingerido”, finaliza Andrezza Botelho.