AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

A dieta que fez a atriz Guta Stresser perder 15 kg sem radicalismos e comendo "comida de verdade"

"Aquele não era o meu corpo"

Izabel Duva Rapoport Publicado em 18/10/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A dieta que fez a atriz Guta Stresser perder 15 kg - Agnews/Reprodução Globo/Instagram
A dieta que fez a atriz Guta Stresser perder 15 kg - Agnews/Reprodução Globo/Instagram
Quem se lembra da personagem Bebel, do seriado A Grande Família (Globo), que terminou em 2014, e vê a faxineira religiosa do
filme Ninguém Entra, Ninguém Sai, lançado neste ano, se surpreende. De lá pra cá, a atriz Guta Stresser emagreceu 15 kg. “Aprendi que alimentação e saúde andam juntas. E que um ser vivo precisa de comida viva. Muito ovo, frutas, legumes e vegetais”, explica Guta, que quase não come mais glúten e alimentos industrializados. A iniciativa de cuidar da saúde veio após a atriz engordar muito depois que o pai morreu, há cinco anos. “Compensei a tristeza na comida e cheguei a quase 70 kg, muita coisa para quem tem só 1,62 m de altura”. Ela se via na televisão e se achava pesada demais. “Aquele não era meu corpo. Então decidi voltar ao meu peso ideal, que é 55 kg”, afirma.

MUDANÇA RADICAL
Para Guta, o mais difícil foi tirar quase todo o glúten do cardápio. “Hoje como tapioca no lugar do pão, e arroz integral ou cateto no lugar do macarrão. Pão e macarrão sem glúten também são bons”, diz. Mas confessa: “Uma vez por semana como pizza sem culpa!” A atriz conta ainda que não passou muita fome durante a reeducação alimentar, já que seu corpo foi se acostumando com as mudanças – e gostando dos resultados! “Não dá pra dizer que foi supertranquilo. Há sacrifícios, mas o ganho de me sentir bem é maior”, comemora.

No cardápio da atriz tem muitas frutas, vegetais e legumes

VIDA LEVE
A ideia de emagrecer veio principalmente por causa da saúde, mas Guta não nega estar feliz com sua nova forma física. “É maravilhoso entrar em uma calça 36 outra vez”. Para ela, que se sente muito melhor e mais leve no novo corpo, a oscilação de peso ao longo da vida não é um problema. “Somos obra em progresso”, acredita.

DIA A DIA NATUREBA
Ao acordar
1. Guta raspa a superfície da língua para ativar a produção de saliva e melhorar a digestão (técnica ayurveda de desintoxicação) e toma um copo de água em temperatura ambiente.

2. A atriz ainda come um pouquinho (a medida de meia unha do dedo mínimo) de geleia real, um alimento derivado do mel que retarda o envelhecimento e aumenta a imunidade. Você encontra a geleia em lojas de produtos naturais!

Café da manhã: 1 copo de suco detox (receita ao lado) ou suco de fruta com 1 colher de chá de ágar-ágar (a gelatina combate a retenção de líquidos e dá saciedade! + 1 torrada sem glúten (se estiver com fome)

Lanche da manhã: Chá com folhas de dente-de-leão e de espinheira-santa, para eliminar toxinas.

Almoço: salada à vontade + 1 proteína animal (medida da palma da mão): peru, ovo, frango, carne vermelha ou peixe + 1 colher (sopa) de arroz integral, de legumes (cenoura, beterraba, abóbora) OU de raízes (batata-doce, mandioquinha)

Lanche da tarde: 1 copo de suco de fruta com ágar-ágar + 1 tapioca com 1 colher (sopa) de geleia sem açúcar

Jantar: 1 prato de sopa de legumes ou vegetais sem amido (couve-flor, espinafre, brócolis) com carne ou frango

Antes do dormir: 1 lima-da-pérsia (basta chupar) 

Ao longo do dia: água pura ou com limão, chá de hibisco, ameixa seca ou damasco para tapear a vontade por doce. “Mas, se a vontade apertar, como chocolate!”, assume.

SUCO LOGO DE MANHÃ
Um dos segredos da dieta é tomar um mega-suco detox logo cedo. A receita é da nutróloga Rachel Barros (RJ), que acompanhou Guta durante todo o processo de emagrecimento. Umas quatro vezes por semana ela toma um copo da bebida, que é praticamente uma refeição completa. Confira a receita:

Ingredientes
■ 1 punhado de hortelã
■ 1 folha de couve
■ 1 folha de repolho
■ 1 folha de chicória
■ 1 punhado de salsa
■ 1 cenoura
■ ¹/³ de beterraba (3 vezes por semana)
■ 1 talo de aipo
■ 1 maçã sem casca e sem miolo
■ 2 folhas de alface (quando estiver ansiosa)
■ 1 fatia fina de gengibre (quando estiver resfriada, com muco, frio ou gases)

Modo de preparo
Coloque tudo na centrífuga e tome sem coar!

IOGA, CORRIDA E MUAY THAI
Toda semana, Guta recebe seu professor de ioga, Paulo di Stasi, e seu mestre de muay thai, Diego Braga. “Faço aulas em casa porque não conseguia frequentar a academia. Hoje, faço exercícios pelo menos três vezes por semana”, diz. Corridas de 40 minutos pelas ladeiras do Rio, com piques intercalados, também são frequentes. “No período em que mais emagreci, corria pelo menos
duas vezes na semana, sem falhar”, relembra.

“Não sou radical e acabo pulando refeições, mas tento sempre comer pouco de três em três horas para manter meu metabolismo
sempre funcionando.”