AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

A guru das estrelas, Gabi Dezandá, dicas para você secar

Método que une motivação, reeducação alimentar e exercícios é a aposta das famosas que querem entrar em forma de vez!

Izabel Duva Rapoport Publicado em 25/09/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A guru das estrelas dá dicas para você secar - Arquivo pessoal/Instagram/Reprodução
A guru das estrelas dá dicas para você secar - Arquivo pessoal/Instagram/Reprodução
Quem acompanha Simone, que faz dupla com a irmã Simaria, sabe que não é de hoje a luta da moça contra a balança. No entanto, após várias tentativas que não deram certo, incluindo até remédios para emagrecer, parece que agora a cantora está no caminho. Ao entrar no programa de emagrecimento da campeã mundial de fisiculturismo, Gabi Dezan (gabidezan.com), e do seu marido, o nutricionista e treinador físico Daniel Dezan, Simone largou hábitos nada saudáveis e passou a exibir um corpo cada vez mais sequinho nos palcos. “Até nos conhecer, Simone não havia feito atividade física nenhuma vez neste ano. Mas agora faz exercícios nem que seja no quarto do hotel”, garante a life coach, que também comandou a transformação da atriz Fernanda Vasconcellos e da cantora Tânia Mara (veja mais na pág. 20). Segundo Gabi, todas passaram a se exercitar ao menos meia hora todos os dias e aprenderam a se alimentar corretamente. “Simone, que comia pouco, mas errado, até estranhou o fato de comer mais do que estava habituada”, diz. À AnaMaria, Gabi contou alguns de seus principais segredos. Confira!

Defina uma meta
O que você quer: perder gordura, ganhar massa ou os dois? É impossível traçar os melhores caminhos para atingir seu objetivo se você não sabe o que quer. 

Seja realista
É possível uma pessoa obesa ter o corpo torneado um dia, mas não em um mês. “Ninguém repara um dano de anos em apenas 30 dias”, diz Gabi. Para ela, essa é uma questão de maturidade. “Esperar milagres é um sentimento imaturo e frustrante. O ideal é pensar: hoje estou melhor do que ontem e amanhã estarei melhor do que hoje.”

Não fure a dieta
Se está fora de forma e quer emagrecer, não burle o regime. “Furar a dieta é dar dois passos para frente e um para trás, fazendo com que a evolução seja mais lenta”, diz. Essa demora aumenta as chances de a pessoa desanimar e abandonar o hábito de comer saudavelmente.

Se furar, não compense
Retome a dieta logo na próxima refeição, sem compensações. “Cortar comida ou se exercitar a mais pode bagunçar o metabolismo”, diz.

Mude o pensamento
Nada de desistir! “Quais opções você tem além de se cuidar e de se alimentar bem?”, pergunta Gabi. Segundo a coach, cuidar da saúde não é uma opção, e sim uma obrigação.

Não faça dieta restritiva
“Passar fome e comer pouco não é o caminho para ninguém”, afirma. A solução para quem quer emagrecer é comer os alimentos certos na hora certa e na quantidade certa, sem furos.

Pese a comida
Vá a um especialista para que ele calcule a quantidade de carboidrato, proteína e gordura que você deve ingerir de acordo com o seu peso e o seu objetivo, sem se apegar nas calorias de cada alimento. Depois, use sempre a balança para saber se está comendo na quantidade correta.

Escolha alimentos certos
A alimentação adequada para qualquer pessoa deve conter boas fontes de proteína (ovo, carne, peixe e frango), carboidratos (arroz integral, batata-doce e mandioquinha), gorduras (oleaginosas, abacate e óleo de coco), além de frutas, legumes e verduras.

Corte os vilões
Dê adeus ao açúcar, álcool, fritura e farinha branca até nos finais de semana.

Beba muita água
O ideal é tomar cerca de três litros de água por dia. 

“Defina sua meta, afinal, é impossível traçar os melhores caminhos se você não sabe o que quer”
Gabi Dezan, campeã mundial de fisiculturismo

Organize seu dia
A rotina complicada não é desculpa pra não cuidar da saúde. “Ande com lanches saudáveis na bolsa, faça boas escolhas nos restaurantes e reserve meia hora para se exercitar”, diz Gabi.

Não passe fome
O intervalo entre as refeições depende muito da rotina de cada um. Porém, o ideal é comer pequenas porções de três em três horas. “A ideia é evitar que a pessoa fique tempo demais sem comer, comece a ficar com muita fome e depois acabe furando a dieta”, afirma Daniel.

Movimente-se
A combinação de exercícios aeróbios e musculação é o mais indicado para quem quer emagrecer. Entre os aeróbios, opte pelos de baixa intensidade e de longa duração (como uma caminhada de uma hora, por exemplo) ou os de alta intensidade e de curta duração (como 10 corridas muito rápidas de 10 segundos cada uma, com 1 minuto de descanso entre elas).

Durma bem
“É durante o sono que liberamos a maior parte do hormônio GH, que atua para o ganho de massa muscular e perda de gordura”, explica Gabi. Dormir bem também ajuda a combater o estresse, que eleva o nível de cortisol no organismo. “Quando o cortisol sobe, a testosterona desce e dificulta o ganho de massa muscular, além de comprometer o sistema imunológico e diminuir a capacidade de recuperação do treino”.

Seja criativa
Na hora de cozinhar, use a criatividade sem deixar de lado seu objetivo. Ainda nesta matéria, separamos três receitas que Gabi
costuma indicar.

Esqueça a balança
Não foque apenas nos ponteiros. Preste atenção também nas mudanças que ocorrem nas fotos, nas roupas, nas medidas e na
avaliação física. “Isso, sim, muda muito em 30 dias”, garante a especialista.


O ANTES E DEPOIS DAS ESTRELAS

Simone
Ela entendeu que cuidar da saúde não é opção, é obrigação.

Fernanda Vasconcellos
Saltou do manequim 38 para o 34 em um mês!

Tânia Mara
“Vi meu corpo mudar da água para o vinho”, disse nas redes sociais.

SUGESTÕES MAGRINHAS
Panqueca
Para o lanche da tarde
■ 5 claras de ovo
■ 35 gramas de aveia
■ Canela a gosto
■ Adoçante (opcional)
■ 1 banana picada

Bata as claras, a aveia, a canela e o adoçante. Ponha a massa numa frigideira antiaderente e doure dos dois lados. Recheie com a banana.

Suco verde
Tomar de manhã, em jejum
■ 250 ml de chá-verde
■ 2 cm de gengibre
■ 1 limão
■ 6 folhas de hortelã
■ 2 folhas de couve

Bata tudo no liquidificador com muito gelo. Se quiser, acrescente uma fatia de abacaxi para adoçar.

Musse de abacate
Na ceia, antes de dormir
■ 3 claras de ovo
■ 15 gramas de Whey Protein
■ 80 gramas de abacate

Bata tudo no liquidificador com gelo. Está pronto!