AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Ela perdeu 60 kg sem cirurgia nem remédio

Como Flavia Zonaro, que ia do nutricionista para a hamburgueria, aprendeu a comer saudavelmente, sem sofrimento

Izabel Duva Rapoport Publicado em 22/08/2017, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ela perdeu 60 kg sem cirurgia nem remédio - Arquivo pessoal
Ela perdeu 60 kg sem cirurgia nem remédio - Arquivo pessoal
Perder 60 kg sem cirurgia nem remédio parece milagre, mas foi o que aconteceu com Flavia Zonaro Stumpf, 39 anos. Em 16 meses, ela passou dos 140 kg para os 80 kg. “Comecei sozinha, cortando sanduíches, pizza e chocolate, mas percebi que não
conseguiria seguir sozinha”, lembra. Dos profissionais, ouvia que deveria se submeter a uma cirurgia bariátrica ou tomar remédios. Porém, esse não era o desejo dela. “Sofria de descontrole alimentar e queria ter comando sobre mim. A cirurgia não resolveria isso”, diz a moça, que chegou ao nutricionista Rodolfo Peres. Após exames, ele elaborou uma dieta que mudava a cada mês. Conheça o regime da Flavia e as receitas que ela aprendeu para substituir os pratos calóricos que costumava consumir.

Trocas inteligentes
A dieta nunca foi radical. O objetivo era controlar o açúcar, introduzir proteína em todas as refeições e buscar gorduras da melhor qualidade. “Nada foi cortado, mas trocado. Pão e arroz passaram a ser integrais e o iogurte, zero açúcar”, explica. E, assim, a
cada mês, ingredientes eram incluídos ou excluídos do cardápio. E academia? “Faço musculação com movimentos controlados, buscando mais consciência corporal”, diz.

Escapadas sem culpa
“Nos primeiros meses, saía do nutricionista direto para uma hamburgueria. Hoje, não tenho dia para fugir da dieta. Quando quero comer algo diferente, faço sem culpa. Afinal, a dieta saudável virou costume”, afirma. Quando Flavia escapa do regime, não pensa em compensação: retoma o padrão sem sofrência. “Se meu corpo retém líquido, tomo chás diuréticos”, conta ela, que criou um canal no YouTube, o Equilíbrio Flavia Zonaro, com dicas de profissionais e receitas para uma vida mais saudável.

Dicas de Flavia para secar sem neura
■ Pare de se comparar com outras pessoas e seja disciplinada.

■ Calcule o que realmente pode fazer dentro do seu estilo de vida e tipo de corpo.

■ Decida aonde quer chegar e não o número de quilos a perder. A sua imunidade está em ordem? Comece a pensar no desenho do seu corpo só com a saúde em dia.

■ Tire da cabeça conceitos sobre o que é ou não saudável. Mantenha a mente aberta ao que será salutar a você.

■ Procure ajuda de um profissional e não se preocupe com o tempo. Quanto maior for seu objetivo, maior será o caminho a ser seguido.


Cardápio de um dia
Café da manhã: 100 g de cottage + 1 fruta + 1 colher (sopa) de calda zero de goiaba ou mirtilo + 1 colher (sopa) de farinha de linhaça
Almoço: 100 g de frango + legumes e verduras à vontade
Lanche da tarde: 1 scoop de whey protein – no início, o lanche da tarde era 1 fatia grande de pão de forma integral com patê feito com 80 g de frango desfiado, 1 colher (sopa) de ricota ou pasta de ricota e temperos
Jantar: 100 g de frango + 50 g de mandioca 
Ceia: 100 g de peixe + legumes e verduras à vontade

* A dieta também prevê alguns suplementos vitamínicos, sempre com controle médico.

O CARDÁPIO ACIMA É APENAS UMA SUGESTÃO. O PLANO ALIMENTAR DEVE SER INDIVIDUALIZADO E É ESSENCIAL CONSULTAR UM PROFISSIONAL. VALE LEMBRAR AINDA QUE A PERDA DE PESO VARIA DE ACORDO COM O ORGANISMO DE CADA UM. ALÉM DISSO, PESSOAS COM DIABETES, PRESSÃO ALTA E PROBLEMAS NO CORAÇÃO DEVEM CONSULTAR UM MÉDICO ANTES DE COMEÇAR QUALQUER DIETA.

Momento gordice
No regime, a maior dificuldade de Flavia era ficar sem chocolate e pizza. Toda sexta-feira à noite, ela comia algo fora da dieta. “Porém, mais saudável”, garante. Duas receitas adaptadas para você comer sem culpa:

Musse de chocolate sem açúcar
Ingredientes
■ 200 ml de claras em neve
■ 50 g de chocolate de soja zero açúcar (derretido)
■ 50 g de chocolate 80% cacau (derretido)
■ 1 colher (sopa) de cacau em pó sem adição de açúcar
■ 120 g de creme de leite de soja

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por duas horas.

Pizza de linguiça no pão sírio integral
Ingredientes
■ 2 colheres (sopa) de salsinha
■ 2 colheres (sopa) de cebolinha
■ 1 tomate
■ 2 linguiças caseiras moídas
■ 1 colher (sopa) de pasta de ricota
■ 2 ovos cozidos
■ Cebola a gosto
■ Vinagre para refogar

Modo de preparo
Em uma frigideira, coloque duas colheres (sopa) de vinagre de vinho e refogue as linguiças. Acrescente a salsinha e a cebolinha e deixe cozinhar. Em outra frigideira, coloque uma colher (sopa) de vinagre de arroz e o tomate. Deixe em fogo baixo até formar um molho. Monte a pizza: passe o molho no pão sírio integral, coloque a linguiça, espalhe a ricota, pique os ovos e complete com cebola picada. Leve ao forno preaquecido e deixe por aproximadamente 10 minutos.