AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

10 sites para aprender artesanato

Blogs, canais do YouTube, página do Facebook... se você quer fazer algo manual, o que não falta na internet são dicas! E dá para tirar uma grana extra

Cintia Marcucci Publicado em 08/02/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
1003 - shutterstock
1003 - shutterstock
Maria Amora
A artesã ensina a fazer tapetes no tear e a trabalhar com papelão pra montar caixas e porta-trecos, mas o sucesso mesmo é a arte de papel-machê e trabalhos de cestaria com jornal. Um de seus vídeos que ensina a fazer isso tem quase 3 milhões de visualizações! Não é fraca, não! Ela até colocou o título em inglês e espanhol. As instruções e materiais vão aparecendo na tela enquanto ela trabalha o passo-a-passo.  
❱❱ bit.ly/1RkX2PW

Dany Martines
Danyla é artista plástica e tem um estilo bem jovem e descontraído. Há vídeos em que o irmão mais novo dela aparece pedindo para os internautas curtirem e e compartilharem os links e ajudá-la. É a coisa mais fofa do mundo. Os vídeos são bem feitos e o mais popular com quase 800 mil visualizações, ensina uma capinha para celular onde ainda cabem cartões de banco e dinheiro. Uma ideia ótima para vender e ganhar uma grana.  
❱❱ bit.ly/1NJpgF0

Irene Sarranheira
Irene Sarranheira é artesã e dona da marca Empório Sarranheira. É brasileira, mas mora em Portugal. Seus vídeos são superpopulares por aqui e ela explica tudo com calma e de um jeito bastante simples. Sua especialidade são flores de tecido (olha como fica bonito) e alguns vídeos ainda têm divertidos erros de gravação no final. Pode seguir também pelo Face, na comunidade do Emporium Sarranheira. 
❱❱ bit.ly/1MYwgMA

Craftingeek 
Mesmo que a autora da página, a mexicana Liz Rangel, fale espanhol, dá para entender os passo-a-passos que ela ensina. E vale a pena voltar várias vezes para conseguir fazer igual, pois ela tem ideias muito originais. Uma é fazer almofadas de emoticons e memes da internet. Não é a toa que alguns vídeos têm mais de 8 milhões de visualizações! Dá para seguir a moça no Twitter, no Instagram e Youtube. 
❱❱ bit.ly/1kAoavI

Artesanato Viviane Magalhães
A artesã carioca tem mais de 130 mil inscritos no seu canal do YouTube. Lá ela ensina a fazer vários enfeites com materiais baratos e reciclados, como um sapatinho para decoração de chá de bebê. Você só precisa de copinhos de café, guardanapo e tirinhas finas de E.V.A. e o resultado serve para acomodar balas de goma ou docinhos. O vídeo mais popular ensina a fazer caixa de presente com garrafa pet e teve mais de 980 mil visualizações! Ela também tem blog, página no Facebook e Instagram, mas é no YouTube que faz mais sucesso. 
❱❱ bit.ly/1EwHbfz

Beth Matteelli
A artesã ensina técnicas diversas com aulas de pintura em tecido, bordado, tricô, crochê, madeiras, vidros, reciclagem, customização de chinelos e outros acessórios. Ela dá aulas presenciais em São Paulo, em horários e locais que podem ser conferidos na agenda de seu site pessoal (betharte.com). Vale conferir o vídeo em que ensina a fazer almofada em ponto capitonê, já com mais de 640 mil visualizações. Boas ideias para quem é talentoso.
❱❱ bit.ly/1KA9la9

Meu suspiro azul 
A especialidade de Regiane Ribeiro (regianeribeiro.com), que é de Botucatu (SP), é a modelagem em massa de biscuit. Ela trabalha com o material desde 2008 e não tem medo de dividir o que sabe. Os vídeos mostram desde enfeites para bolos de festas de crianças e de casamentos até adornos diversos. Ela dá dicas de como trabalhar a massa do melhor jeito e um de seus vídeos mais populares ensina a fazer o personagem Olaf, do filme Frozen, de biscuit. E ela brinca com ela mesma por ter chamado o boneco de “Olof” no vídeo todo. Gostoso de ver! 
❱❱ bit.ly/1X7AwhO

Artesanato Passo a Passo já! 
Na página do Facebook Artesanato Passo a Passo Já há uma seleção de vídeos e links diversos pinçados da internet. O site está sempre dando créditos para quem de fato é o autor da aula, da ideia ou do vídeo. O bom é que reúne tudo num lugar só. Tem mais de 2 milhões de seguidores e alimenta também um site. ❱❱ bit.ly/1JHGzzg

Artesanato na Rede
Dá para seguir essa página pelo site ou pelo Facebook. Eles  têm mais de 4 mil aulas agrupadas por temas disponíveis! E também funciona como o Passo a Passo Já, fazendo uma seleção do que há de legal em outros blogs, sites e canais de artesãos e divulgando nos seus canais. No Facebook, é só seguir o Artesanato na Rede e escolher em qual ideia quer se inspirar. ❱❱ bit.ly/1iRSkNN