AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

11 atitudes que prejudicam no trabalho

Saiba o que pode atrapalhar você dentro da empresa e como evitar esses problemas

Jéssica Rodrigues Publicado em 11/12/2015, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

SITE - VARIADOS
SITE - VARIADOS
Quem nunca deu uma escapadinha durante o horário de expediente para responder a uma mensagem no WhatsApp ou ir à mesa do colega? De acordo com a assessora de carreiras da Catho, Larissa Meiglin, essas e outras práticas inocentes podem queimar seu filme e até fazer com que perca o emprego. Veja quais são as coisas que mais a prejudicam e fuja dessas situações agora!

1) “Você viu o que o Beto postou no Face?”
Se a sua empresa proíbe o acesso às redes sociais, respeite as regras. Mesmo quando o uso é permitido, algumas pessoas passam horas no Facebook e deixam o trabalho para trás. Se as redes sociais não fazem parte das suas tarefas, o ideal é que você cheque notificações somente nos momentos de pausa. Você vai ver como seu dia vai render mais!

2) bip, bip, bip
A gente sabe que toda vez que o celular apita, a nossa mão coça para ver o que é. Mas não desgrudar do smartphone pode afetar seu rendimento e até fazer com que você seja demitida. Deixe o aparelho no silencioso e evite ficar de conversinha no WhatsApp ou checando o Instagram enquanto estiver na empresa. Use o aparelho apenas em casos de urgência. 

3) “Te respondi no messenger”
A não ser que você use o e-mail pessoal para trabalhar, o ideal é não abri-lo durante o expediente. Trocar e-mails desnecessários pode tirar a atenção e atrasar as tarefas. Outra grande distração são os bate-papos dos e-mails. Eles parecem imperceptíveis, mas ficar jogando conversa fora no Hangouts ou no Messenger, por exemplo, pode chamar a atenção do seu chefe e causar problemas. Outra coisa: responder a questões coorporativas nesses aplicativos é pior ainda. Use o e-mail da firma! 

4) “Mas me conta as novidades...”
Falar demais com o colega  pode demonstrar que você está ociosa ou até desinteressada em realizar suas obrigações. Além de deixar a desejar, você atrapalha o outro, que para de fazer o que deve para lhe dar atenção. Coloque o assunto em dia no almoço.

5) “E aí eu fui pra praia”
Ninguém suporta aquele colega tagarela que não dá sossego nem um minuto. Por isso, não seja essa pessoa. Falar o tempo todo dispersa os outros e prejudica sua agilidade.

6) “Ai, cara, sabe como é, né?” 
Ser informal demais e usar gírias demonstra despreparo profissional ou imaturidade. É essencial que você saiba se portar. Não tem problema usar gírias com alguém que tenha se tornado seu amigo, mas soltar um “e aí, chefe, firmeza?” não dá, né?

7) “Foi o trânsito...”
Chegar atrasado pode parecer desorganização e falta de comprometimento. Caso aconteça algum imprevisto no caminho, avise a equipe o quanto antes e evite a próxima vez.

8) “A Claudia é uma chata...”
Falar mal dos seus colegas é um erro inadmissível para as empresas. Se você tem esse hábito, pode ser vista como alguém com problemas de relacionamento, uma funcionária desnecessária à equipe. Mesmo que não goste de algumas pessoas, procure respeitar o ambiente, não passe nenhuma fofoca adiante e guarde suas opiniões para si.

9) “Oi, amor, O que você está fazendo?” 
Se for usar o telefone para resolver problemas pontuais, como marcar um exame ou dar algum recado importante, não há problemas. Mas ligar para as amigas, fofocar ou ficar horas discutindo a relação é totalmente abusivo. Além de atrasar as suas funções, pode lhe render uma  bela advertência.

10) “Eu gosto de decote”
A roupa tem grande responsabilidade pela impressão que causamos nas pessoas. Em algumas empresas, usar peças curtas, justas ou decotadas pode comprometer a sua imagem como profissional. Mas, lembre-se, tudo depende de como é o seu ambiente de trabalho.

11) “É que não foi bem assim...”
Mentir sobre suas habilidades e experiências no escritório pode ser perigoso para a sua imagem. Inventar cursos, referências e pequenos sucessos colocam o funcionário em uma situação difícil. Uma hora a verdade aparece e a sua credibilidade some. Nem pensar!





{# Taboola Newsroom #}