AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Anote aí!

3 ferramentas que vão facilitar a gestão da sua vida financeira

Conversamos com uma educadora financeira atrás de dicas para organizar seu orçamento

Da Redação Publicado em 13/05/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Separamos ferramentas que te ajudam a controlar o orçamento. - Kelly Sikkema/Unsplash
Separamos ferramentas que te ajudam a controlar o orçamento. - Kelly Sikkema/Unsplash

Organizar o orçamento requer planejamento, conhecimento das próprias finanças e dedicação. Algumas ferramentas, porém, podem facilitar esse processo e estão disponíveis através de planilhas, aplicativos e cursos, indo além de anotar no caderninho quanto dinheiro entra e quanto sai todo mês.

Para Dani Coninck, educadora financeira e criadora do método Fator +Riqueza que auxilia na hora de entender e fazer investimentos, uma vida economicamente tranquila exige passos fáceis e possíveis. Meios que auxiliam na visualização do orçamento e tenham com clareza a definição de renda, gastos e aporte mensal, que é o valor que reservamos para investir, são úteis no dia a dia.

“Todo mês devemos conseguir pagar as contas e ainda nos divertir, ajudar outras pessoas através de doações de dinheiro e investir”, revela a especialista que é referência quando o assunto é educação financeira. “Quem tem o comando do dinheiro, age”, ensina Dani.

Em conversa com a AnaMaria Digital, a educadora listou três ferramentas essenciais que formam o combo perfeito para quem quer ter controle sobre as finanças. E dá para começar a qualquer momento, viu!

CARTÃO DE CRÉDITO

Ao contrário do que muitos pensam, essa ferramenta não é inimiga do orçamento e sim, um meio de pagamento, assim como boletos, pix, cheque ou notas promissórias. Quando centralizamos as despesas na função crédito, a fatura se torna um instrumento de controle financeiro e apoio para o orçamento pessoal, já que possui todas as informações de compra, facilitando a visualização do planejamento mensal.

MAPA FINANCEIRO

Essa ferramenta consegue dar total controle dos próximos meses a quem utiliza, porque desenha o caminho que o seu dinheiro vai fazer no futuro. É uma planilha de orçamento pessoal, onde é possível visualizar ganhos e despesas por categorias previamente definidas (alimentação, saúde, vestuário, lazer etc), ficando fácil compreender se o saldo atual é positivo ou negativo e onde está sobrando ou faltando dinheiro.

Também é uma maneira de definir metas e onde investir a curto, médio e longo prazo. Ela traz um panorama geral do ano inteiro, trazendo clareza para o seu dinheiro e definindo objetivos com antecedência.

INVESTIR

Aqui, a ideia é montar a carteira ideal de investimentos. Ela é importante porque define os objetivos futuros, onde o dinheiro vai ser acumulado e quando vai ser utilizado para realizar objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, auxilia quem usa a definir e olhar para tudo o que quer, não importando o prazo para realizar.