7 regras de ouro para abrir o seu negócio

As dicas são da empresária-fenômeno Luiza Trajano, que comanda mais de 700 lojas em todo o Brasil

Caroline Cabral Publicado segunda 3 abril, 2017

As dicas são da empresária-fenômeno Luiza Trajano, que comanda mais de 700 lojas em todo o Brasil
7 regras de ouro para abrir o seu negócio - Shutterstock
Luiza Helena Trajano tinha 40 anos quando assumiu o comando da loja de uma tia em Franca (SP). Em 25 anos, transformou-a numa potência – o Magazine Luiza tem hoje 730 unidades espalhadas pelo país. Durante o 11º Encontro de Mulheres Pague Menos, realizado em Fortaleza (CE), a empresária bateu um papo com AnaMaria e deu dicas de ouro para quem almeja abrir seu próprio negócio.


1 Descubra sua paixão
Encontre algo que você goste de fazer, sem pensar no lucro. Todo empreendedor sabe que não é fácil abrir um negócio, mas que amar cada pedacinho dele é essencial para ter sucesso.


2 Seja corajosa 
Tudo tem um preço, ou seja, pra empreender você provavelmente terá de abrir mão de alguma coisa. Nunca vamos ganhar de todos os lados!


3 Tenha paciência
O amadurecimento de um negócio é lento. Por isso, é preciso calma para encaixar tudo. Você até pode colher frutos antes, mas para a empresa entrar no eixo são necessários de três a cinco anos de muito trabalho.


4 Busque soluções, não problemas
O cérebro tem dois modos de funcionamento: escolha o que resolve os empecilhos, não o que coloca mais pedras no caminho.


5 Escolha sua equipe a dedo 
Selecione as pessoas que vão trabalhar com você com cuidado. Seu time deve estar disposto a fazer o negócio funcionar, a vestir a camisa. Cabe a você incentivar o que há de melhor em cada funcionário.


6 Foque na qualidade
Volte seus esforços para o bom atendimento. Isso vai gerar vendas e diminuir o impacto da crise na sua empresa. Pode apostar!


7 Saiba que lucro importa, mas não é o único foco
Sem lucro, uma empresa não sobrevive. Mas ele não deve ser o objetivo principal do seu negócio. É preciso ter propósito. Desenvolver as capacidades profissionais e pessoais da sua equipe é tão importante quanto lucrar com ela. As duas coisas andam juntas!

Último acesso: 20 Sep 2021 - 09:48:16 (1025109).