AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

As mentiras mais contadas em entrevista de emprego

Vale tudo para conseguir um trabalho? Não! Para os entrevistadores, honestidade é qualidade e mentira derruba o candidato na hora

AnaMaria Digital Publicado em 04/04/2018, às 10h24 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não se iluda: mais cedo ou mais tarde, a verdade sempre aparece - Shutterstock
Não se iluda: mais cedo ou mais tarde, a verdade sempre aparece - Shutterstock

Se você já se sentiu tentado a aumentar um pouco alguma informação no currículo ou durante uma entrevista de emprego (especialmente para aquela vaga dos sonhos), não caia nessa armadilha. E não importa se a época é de escassez de vaga. Mentir não deve ser opção jamais! No entanto, muitas pessoas ainda entram nessa ilusão. É o que mostra a recente Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, realizada pela Catho, um dos maiores sites de emprego do Brasil. Segundo o estudo, 92,2% dos recrutadores afirmam que já flagraram mentiras de candidatos em etapas de um processo seletivo. "Se, durante o trabalho, ser pego na mentira já é constrangedor (e também prejudicial), imagina durante a entrevista de emprego? Isso pode acabar de vez com as chances de ficar com a vaga ou mesmo de ser chamado em uma oportunidade futura", afirma a psicóloga e assessora de carreira da Catho, Elen Souza.

Confira abaixo as cinco mentiras mais comuns contadas pelos candidatos em um processo seletivo, de acordo com a especialista, e saiba como é fácil identificá-las e porque é sempre melhor ser verdadeiro.

Veja também: 
Qual roupa usar na entrevista de emprego
16 maneiras para ter sucesso na vida profissional
Dá para crescer na crise, sim!


1 - Mentir sobre experiências profissionais 
Normalmente, ao se sentirem inseguros, profissionais acabam aumentando a descrição e/ou explicação sobre suas atividades desenvolvidas.
Porque não fazer isso: É muito fácil o selecionador descobrir essas informações, seja com o uso da internet para verificar os dados ou até mesmo buscando as referências do profissional ligando na empresa, conversando com o seu antigo gestor ou em redes voltadas ao uso profissional.
Recomendação: No seu currículo, resuma as atividades desenvolvidas em suas experiências, isso já ajuda o recrutador a entender o seu perfil e competências e na hora da entrevista não precisa aumentar ou inflar suas experiências, apenas conte com mais detalhes o que foi inserido no seu currículo.

2 - Formação
Muitos profissionais colocam no currículo cursos de especialização que não fizeram ou aumentam a carga horária de cursos pequenos, como se fossem de longa duração. Um curso de duas semanas, por exemplo, vira uma pós-graduação.
Porque não fazer isso: Não caia na tentação de fazer isso, pois é possível verificar junto ao MEC se a informação é verdadeira ou pedir a apresentação de um certificado e descobrir a verdade.
Recomendação: Ao invés de mentir, prefira dizer que ainda não conseguiu investir no determinado curso, mas que está disposto a fazê-lo, caso consiga a oportunidade de trabalho.

3 - Habilidades técnicas 
Muitos candidatos acreditam que quanto mais melhor e por isso acabam aumentando seu nível de conhecimento e até mesmo mentindo sobre suas habilidades. É comum, então, falarem que podem executar determinada atividade e não terem realmente experiência no assunto.
Porque não fazer isso: O entrevistador pode submetê-lo a algum tipo de teste prático e pedir que a tarefa seja executada e vai ficar evidente a falta de habilidade
Recomendação: Cite em seu currículo quais habilidades técnicas você possui mais conhecimento. O currículo deve ressaltar sempre o que há de melhor em você, por isso dê relevância para o que domina.

4 – Idioma 
Muitas pessoas acabam falando que têm um segundo idioma fluente ou avançado e quando chega no momento da entrevista pode acabar sendo descoberto.
Porque não fazer isso: O entrevistador pode pedir que o candidato responda no idioma que disse dominar, por exemplo, e se esse profissional não tiver o nível que colocou no currículo, o momento pode ser bem constrangedor.
Recomendação: Deixe claro qual seu nível de fluência. Caso ainda não seja avançado/fluente explique que é um ponto que pretende melhorar e investir. Dessa forma o recrutador já perceberá a sua preocupação em evoluir nesse requisito.

5 – Resultados
Alguns profissionais acabam falando de resultado que não obtiveram, que não são reais ou foram atingidos por outra pessoa da equipe.
Porque não fazer isso: O selecionador pode pedir para descrever em detalhes como o resultado foi alcançado e se, de fato, o profissional não foi o executor, vai ser muito difícil explicar o planejamento através do qual a meta foi atingida.
Recomendação: Antes da entrevista, avalie quais foram os resultados obtidos em sua carreira, talvez eles pareçam pequenos, mas vale a pena contar suas contribuições em outras experiências. O recrutador certamente conseguirá entender a importância de sua contribuição.