AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Economia

Aumento do gás de cozinha: aprenda a economizar com essas 5 dicas

Alguns utensílios como a panela de pressão podem ajudar a poupar dinheiro

Da Redação Publicado em 12/12/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda a economizar de forma prática! - Pixabay / Banco de imagens
Aprenda a economizar de forma prática! - Pixabay / Banco de imagens

Pensando em ajudar você a economizar na hora de preparar a refeição, o Centro Europeu - escola de gastronomia de Curitiba (PR) - buscou orientações com o chef e professor de gastronomia, Vavo Krieck. Confira!

1 - FAÇA A REVISÃO DO SEU FOGÃO: não espere que o equipamento apresente defeito para chamar o técnico. O certo é fazer a manutenção preventiva todos os anos, evitando gasto desnecessário (60% do calor produzido pelo queimador é dissipado na cozinha). 

2 - ESCOLHA BEM OS UTENSÍLIOS: panelas de fundo triplo ou de ferro fundido ajudam diminuem o consumo de gás, pois conseguem reter mais calor e permitem que a chama seja reduzida quando começa a ferver, sem perder a temperatura. 

3 - PANELA DE PRESSÃO É SUA ALIADA: a pressão faz com que as panelas atinjam temperaturas de mais de 120ºC, cozinhando os alimentos de forma mais rápida. As outras panelas não passam dos 100ºC.  

4 - ORGANIZAÇÃO: ao manter a organização na cozinha e com os ingredientes que serão usados sempre à mão, o tempo das panelas no fogo tende a reduzir.  

5 - COOKTOP POR INDUÇÃO: o equipamento é mais econômico e permite controle da intensidade do calor, segurança e praticidade. Além disso, cozinha os alimentos muito mais rápido.