AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como começar a investir dinheiro...

Se você não teve uma promoção ou um aumento de salário, ainda assim deve se esforçar para guardar dinheiro

Marcela Kawauti Publicado em 01/01/2018, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como começar a investir dinheiro... - iStock
Como começar a investir dinheiro... - iStock

"Não tenho nada guardado, mas fui promovida e quero começar a investir, qual a melhor maneira? Não sei nem por onde começar.”
J. F., por e-mail

Olá. É uma ótima ideia começar a investir neste momento! Com a promoção, você irá receber um salário maior, e a folga financeira pode te ajudar a construir uma reserva. O ideal é começar pela organização das suas finanças. Elenque os seus principais gastos fixos, como água, luz, aluguel e telefone. Assim você saberá o valor necessário para o pagamento das contas básicas. Em seguida, defina o quanto você pode guardar todos os meses. A minha sugestão é que você se comprometa a guardar pelo menos o valor extra que você vai receber por conta da promoção. Esse deve ser o mínimo almejado, mas provavelmente por conta da organização financeira, conseguirá guardar ainda mais. Uma vez que tenha definido o valor a ser direcionado para a reserva, deve tratar esse item como uma conta fixa. Da mesma forma que não deixa de pagar as contas básicas, como água, luz, aluguel e telefone, nunca deixe de guardar o valor determinado mensalmente. Uma dica também é deixar essa reserva em débito automático no dia em que recebe o seu salário. Assim não corre o risco de esquecer.
E o dinheiro que sobrar após o pagamento das contas fixas e da reserva financeira pode ser usado para lazer e compras extras. Uma vez que você se organizou para guardar um dinheiro mensalmente, é hora de organizar essa reserva financeira. Deixe uma parte deste valor destinado a imprevistos. Outra parcela deve ser focada em algum sonho como uma viagem ou a compra de um apartamento. Por fim, parte desse dinheiro deve ser direcionada à aposentadoria. E lembre-se de que você não deve fazer uso das reservas, a não ser em caso de real necessidade. Nada de usar o dinheiro para gastos recorrentes.


Qualquer dinheiro extra deve ser guardado?                                                                                                                                              Sempre que recebe um dinheiro que supera o valor mensal habitual, a melhor ideia é aproveitar para fazer uma reserva financeira. Isso pode ser feito quando você recebe uma promoção ou muda de emprego. Restituição do Imposto de Renda ou o 13º salário também! Mas pague suas dívidas antes.

Devagar e sempre
Se você não teve uma promoção ou um aumento de salário, ainda assim deve se esforçar para guardar dinheiro. Com uma boa organização financeira, encontrará um valor que era gasto em supérfluos e que pode ser redirecionado para a reserva. E mesmo que
pareça pouco, com tempo e disciplina pode se transformar em valor considerável.

Se organizou para guardar um dinheiro mensalmente? Arrume então o que fará com a reserva: deixe uma parte deste valor destinado a eventuais imprevistos. E lembre-se de que você não deve fazer uso dessa grana, a não ser em caso de real necessidade!

Envie suas perguntas para Marcela Kawauti pelo e-mail anamaria@maisleitor.com.br