AnaMaria
Dinheiro / Dinheiro

Como economizar dinheiro nas compras online? Veja essas 5 dicas

É preciso ficar atento para aproveitar as vantagens

Da Redação Publicado em 06/09/2021, às 08h00

Segura essa emoção! - Pickawood/Unsplash
Segura essa emoção! - Pickawood/Unsplash

É certo que as compras online vieram para ficar. De acordo com o relatório Future Shopper Report 2021, o hábito de consumir pela internet continuará forte mesmo após a reabertura de lojas físicas, pois 72% dos consumidores pretendem continuar comprando no e-commerce e 73% dos consumidores relataram que o comércio eletrônico será mais importante para eles em 2021.  

Em meio a tanta oferta, porém, encontrar o melhor preço online pode ser uma tarefa árdua. "Muitas vezes as compras pela internet são, de fato, mais baratas, mas assim como na rua, é necessário pesquisar, pechinchar e utilizar todas as ferramentas para aproveitar a modalidade e fazer compras conscientes, afinal, economizar é sempre bom", diz Juliana Selenko, head de Customer Success Use Mais Multiserviços.

Para te ajudar a usufruir melhor das compras online, AnaMaria Digital preparou uma lista com algumas dicas para os consumidores economizarem no click final.

1. Faça uma lista do que deseja comprar
Tenha uma ideia do que você quer antes de começar a entrar nos sites. Isso ajuda a manter o foco e evita distração com itens não relacionados que fazem você passar horas pulando de loja em loja. "Ao listar suas compras, o consumidor pode comprar o que realmente precisa, sem cair nas armadilhas de anúncios. Quando você corta itens desnecessários, já está economizando dinheiro", sugere Juliana.

2. Busque benefícios exclusivos
Cadastre-se em plataformas que oferecem benefícios exclusivos. Você ganha na segurança da compra e também recebe ofertas direcionadas e constantes. Sites desse tipo “aprendem” com a experiência do consumidor e personalizam as mensagens enviadas, o que faz com que você não perca tempo com produtos e serviços que não são de seu interesse.

3. Limite o gasto para suas compras
Se o dinheiro está apertado no momento ou você está tentando economizar, vale a pena definir um orçamento. "Ter um plano ajudará a evitar tentações como ‘frete grátis em pedidos acima de X’, ‘compre um e leve outro’ ou ‘produtos relacionados’, com desconto de que você realmente não precisa", diz a head da Use Mais.

4. Use e abuse de clube de vantagens gratuitos
Os clubes de vantagens vêm ganhando espaço no mercado e na rotina das pessoas. O interessante é que eles conectam o usuário às empresas por meio do fornecimento de descontos e vantagens para os consumidores, garantindo valores mais atraentes. Há diversos produtos e serviços que podem ser adquiridos por um valor promocional por meio dessas plataformas, que ainda separam em dezenas de categorias diferentes. 

5. Santo cupom!
Já virou quase uma regra os sites oferecerem cupons de desconto todos os meses. Se for a primeira compra, os cupons podem chegar a mais do que 20%. Faça uma pesquisa para verificar se eles oferecem esses cupons e se é vantajoso na hora da compra. "O único cuidado que se deve ter é com cupons falsos. Na dúvida, sempre verifique a procedência do site e desconfie de descontos muito grandes. Além disso, usufrua de descontos sazonais. Muitas empresas oferecem descontos de acordo com as datas comemorativas”.