AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Saúde e economia

Como economizar nos restaurantes por quilo? Veja 5 dicas

Dá para economizar na refeição , mas sem deixar de lado os alimentos nutritivos e saborosos

Da Redação Publicado em 20/06/2022, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como economizar na hora de comer no quilo? Te damos dicas - Frank Zhang/Unsplash
Como economizar na hora de comer no quilo? Te damos dicas - Frank Zhang/Unsplash

Os restaurantes por quilo são conhecidos por serem espaços democráticos ao oferecer cardápios que atendem diversos tipos de gostos e bolsos. Diante da inflação que atinge níveis alarmantes, conseguir se alimentar de maneira nutritiva e ao mesmo tempo economizar é um desafio diário que muitos trabalhadores brasileiros têm enfrentado.

“Observe bem os ingredientes disponíveis no buffet e escolha com atenção o que vai consumir. Dê preferência às saladas, que são nutritivas e não pesam tanto na balança. Evite também ingerir bebidas durante as refeições, principalmente, refrigerantes ou sucos industrializados. Outra sugestão é participar de programas de fidelidade”, orienta a nutricionista Soraia Batista, da Sodexo Benefícios e Incentivos, .

Para ajudar a compor um prato nutritivo e saboroso com preços acessíveis quando a opção for fazer a refeição em restaurante por quilo, AnaMaria Digital dá uma série de dicas. Confira!

Planeje seu prato

Antes de entrar automaticamente na fila para se servir, dê uma volta no balcão ou bufê e veja todas as opções para poder escolher o que você vai comer. Evite, assim, sair pegando tudo o que tem vontade e ter um prejuízo na hora de pagar a conta. Dessa forma, além de fazer escolhas mais saudáveis, você terá um almoço consciente e mais barato.

De olho no pratão

Quer mais dicas para economizar dinheiro no almoço? Nem sempre o prato do restaurante tem o mesmo tamanho da louça que você tem em casa. Coloque a quantidade de comida que irá te saciar, sem exageros. Algumas vezes, o prato do restaurante pode ser maior, então, não se iluda com o tamanho para pegar um pouco de cada preparação do buffet. Dessa forma, você evita comer a mais e, consequentemente, evita o desperdício de alimentos.

Seja fiel

Muitos restaurantes por quilo têm programas de fidelidade em que você pode ganhar brindes ou, até mesmo, uma refeição grátis. Você acumula pontos e troca por um almoço grátis. Essa é mais uma forma de economizar dinheiro!

Dispense a bebida e a sobremesa

Mais uma medida boa para diminuir o custo com alimentação é também evitar o consumo de alimentos muito calóricos ou ultraprocessados e ingerir bebidas junto com a refeição. Se tiver muita vontade de um doce depois do almoço, opte por frutas, como a banana, por exemplo. Faça essas mudanças e veja seus créditos no vale refeição durarem mais.

Folhas verdes no prato

Comer salada é importante para o bom funcionamento do seu organismo. E as folhas ainda vão ocupar um espaço considerável no seu prato, evitando que você gaste mais do que planejou com itens menos saudáveis.