AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Aposentadoria

Como garantir uma aposentadoria tranquila financeiramente?

O quanto antes começar a se planejar, menor será o esforço e maior será a quantidade de dinheiro para a aposentadoria

Luciana Ikedo* Publicado em 17/05/2022, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba algumas dicas sobre como se aposentar com tranquilidade - Pixabay/sabinevanerp
Saiba algumas dicas sobre como se aposentar com tranquilidade - Pixabay/sabinevanerp

Para ter uma aposentadoria tranquila, sem preocupações financeiras, é preciso mesmo se planejar, principalmente se a intenção é não depender apenas do INSS. Sem organização, muitos acabam vinculados aos cuidados financeiros de filhos ou parentes, da ajuda governamental - o que limita a autonomia nesse período da vida. 

O quanto antes começar a fazer isso, menor será o esforço de aplicação mensal e maior será o montante investido no final. Pense e calcule qual é a renda que almeja ter. Muitas pessoas não se planejam e acabam enfrentando um decréscimo no estilo e qualidade de vida. 

Ao mesmo tempo que é importante construir uma reserva e investir para essa finalidade, é também muito difícil, claro. No dia a dia, deixar de gastar com algo que dá prazer para pensar no futuro pode ser bem doloroso, mas não impossível. Por isso, você precisa estar ciente de que se privará hoje para a realização de algo maior lá adiante. 

O pensamento mais comum é: ‘Ah, mas se eu morrer amanhã?’. No entanto, deve-se pensar justamente o contrário. ‘Se eu não morrer amanhã, como gostaria de viver quando estiver bem velhinha e garantir minha subsistência e dignidade?’ 

Para começar, divida seus objetivos entre aqueles de curto, médio e longo prazo, sendo a aposentadoria aquele montante que deve ser investido em produtos de longo prazo. Há inúmeros investimentos hoje no mercado que podem te ajudar a alcançar o objetivo, como fundos de previdência privada. 

Pesquise bem e opte por produtos que tenham uma boa rentabilidade ao longo do período que você precisa. Tão importante quanto economizar e investir, é saber onde e como aplicar esse recurso. Por isso, se precisar, busque ajuda de especialistas, se informe. Crie o hábito de poupar e investir em você mesma. 

COMECE AGORA

Não adie a realização do sonho de ter uma aposentadoria tranquila, sem problemas financeiros, deixando para amanhã o que você pode começar hoje, neste exato momento. Ao receber o seu salário e demais receitas, já comece separando o montante que deve ser investido para cada finalidade. Assim, lá na frente, você terá garantido uma boa reserva e um momento de vida bem mais tranquilo e feliz. 

RESERVA DE EMERGÊNCIA

Em paralelo, é importante destacar a necessidade de continuar mantendo uma reserva de emergência ativa. Essa atitude vai evitar que você precise resgatar o dinheiro destinado à aposentadoria em algum eventual momento de dificuldade que aconteça antes de se aposentar. Organização e planejamento são as bases para o sucesso de sua empreitada. Pense nisso.

*LUCIANA IKEDO(@lucianaikedo) é assessora de investimentos com certificação CFP®, MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibemec/Insper