AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Economias

Como lidar com as finanças do casal? Veja dicas práticas

Cuidar da vida financeira a dois traz tranquilidade para ambos

Da Redação Publicado em 22/11/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas atitudes diárias podem auxiliar nessa importante jornada - Michal Jarmoluk/Pixabay
Algumas atitudes diárias podem auxiliar nessa importante jornada - Michal Jarmoluk/Pixabay

“Eu e meu noivo pensamos muito sobre as despesas e gastos no futuro. Fazer um planejamento financeiro desde já pode nos ajudar?” T. S., por e-mail. 

É comum que o casal discuta sobre diversos temas antes de o relacionamento atingir um nível avançado: onde irão morar, se terão ou não filhos, se haverá uma festa de casamento ou se a união será celebrada de uma forma intimista... 

Mas, muitas vezes, esquecem de debater um importante assunto: como lidar com as questões financeiras. Encarar os objetivos financeiros de forma séria pode garantir não só a saúde financeira do casal, mas também ditar com mais praticidade o futuro do relacionamento

A decisão conjunta de gastar conscientemente, ter uma reserva de emergência, construir juntos a independência financeira e investir bem as economias de cada um deve ser analisada e discutida de forma aberta e franca desde o início. 

Algumas atitudes diárias podem auxiliar nessa importante jornada e fazer a diferença: controlar os gastos, com consciência de quanto o casal recebe de receita individualmente e no total; divisão das despesas mensais, quem vai pagar o quê e por quanto tempo; entrar em acordo com os gastos domésticos, debater o que é ou não supérfluo para suprir as necessidades da família; separar uma reserva para as compras pessoais e vontades de cada um etc. 

O passo seguinte, para encarar uma jornada no mundo dos investimentos, inclusive, pode ficar mais interessante se pensado e realizado a dois. O conhecimento sobre os produtos financeiros, o acompanhamento da rentabilidade e a sensação de ver a reserva financeira crescendo de forma consciente e recorrente ao longo do tempo reforça a união do casal. 

Por fim, cuidar da vida financeira a dois traz tranquilidade para que ambos se dediquem ao que realmente importa: o amor, a realização dos sonhos e uma vida em casal cada vez mais plena. 

LUCIANA IKEDO (@lucianaikedo)é assessora de investimentos com certificação CFP®, MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibemec/Insper.