AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Web

Compras na internet: tudo o que você precisa saber para economizar e evitar golpes

Confira tudo o que você precisa saber para evitar golpes nas compras pela internet

Lígia Menezes Publicado em 01/03/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após concluir a compra, fique de olho em sua caixa postal - Banco de Imagem/Getty Images
Após concluir a compra, fique de olho em sua caixa postal - Banco de Imagem/Getty Images

Muitas vezes, comprar on-line sai mais barato do que em lojas físicas. Isso porque, na internet, quase sempre dá para aplicar cupons de desconto que garantem de 5% a 10% de economia – é só saber procurar por eles no mundo virtual

Além disso, as grandes lojas costumam dar mais 5% de desconto para quem pagar no boleto. Quer mais notícia boa? Você ainda pode economizar no frete: basta retirar o produto na loja física mais próxima de casa. 

“Mas antes de comprar, vale conter a empolgação à frente de tantas vantagens e atentar a algumas dicas de segurança”, recomenda o economista Guilherme Seneguini. Vamos a elas!

CUIDADO COM E-MAILS 
Recebeu ofertas na caixa postal? Cuidado ao clicar. O melhor a fazer é digitar o endereço da loja diretamente no navegador. E sempre verifique se, ao lado da URL, existe a imagem de um cadeado, informando que o site é seguro. 

POLÍTICA DE TROCA 
O Procon garante o direito de desistência da compra caso você solicite a devolução da mercadoria em até sete dias da data de recebimento. Ainda assim, verifique sempre a política da loja sobre trocas e devoluções.

VERIFIQUE O PRAZO DE ENTREGA 
Se está comprando algo e tem urgência, como um presente de aniversário, ração para o cachorro ou algum remédio, fique atento às datas de chegada. Também será necessário ter alguém para receber o pedido, caso contrário, ele pode retornar à loja e você será cobrado por um novo frete.

CUPOM DE DESCONTO 
Antes de concluir a compra, verifique se a loja disponibiliza um campo para você colocar um cupom de desconto. Trata-se de códigos de letras e números. 

PESQUISE O PREÇO EM VÁRIAS LOJAS…
...ou em sites agregadores. Para facilitar, utilize o Buscapé, Zoom ou similar. Além de ver o preço no dia, você verifica o histórico de valores para aquele produto e ainda pode ser direcionado à oferta mais em conta.

CALCULE O VALOR FINAL JÁ COM O FRETE 
Some o valor do produto com o frete e compare com a loja física. Muitas lojas, atualmente, dão a opção de comprar on-line e retirar o produto na loja física. Dessa maneira, o cliente não paga frete.

PAGAMENTO COM BOLETO 
As lojas costumam oferecer desconto de 5% para pagamento com boleto. “Se você tiver dinheiro na conta, compensa mais pagar dessa maneira do que no crédito”, indica.

PROCURE NO GOOGLE
Nome da loja + o termo cupom de desconto. Outra forma é entrar em sites especializados em descontos, como Cuponomia e Cuponeria, e buscar pelo nome da loja. Então, basta testar os códigos obtidos para ver se funcionam.

BUSQUE A LOJA NO SITE RECLAME AQUI 
Procure informações sobre o vendedor, veja se as últimas reclamações foram respondidas, se os clientes estão bravos com a loja... Leia as críticas e analise se a entrega dos produtos ocorreu no prazo combinado, se tem SAC…

DINHEIRO DE VOLTA? 
Inscreva-se em programas de cashback, como o Meliuz, e tenha uma porcentagem de seu dinheiro reembolsada após alguns dias. O valor cairá diretamente em sua conta bancária ou como crédito nas lojas parceiras. Para isso, porém, você precisa comprar por meio do link do programa de cashback. 

VAI PAGAR NO CARTÃO DE CRÉDITO? 
“Ative o cartão virtual, disponível em quase todos os aplicativos dos bancos. É um cartão com números gerados para aquela transação, o que impede clonagem de dados”, recomenda o economista. E jamais revele a senha do cartão de crédito para o site. Alguns sites piratas pedem essa informação. Fique atenta!

MONITORE SEUS E-MAILS 
Após concluir a compra, fique de olho em sua caixa postal. Atualmente, as lojas costumam enviar comunicados informando cada passo do pedido. A nota fiscal, habitualmente, também é enviada por e-mail antes de o produto chegar à sua casa. Guarde-a sempre, pois trata-se da garantia de compra.