AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / FINANÇAS PESSOAIS

Casa própria: cuidados antes de comprar um imóvel na planta

Vai comprar um imóvel na planta? Antes de fechar o negócio, é preciso analisar alguns aspectos importantes do empreendimento imobiliário; saiba mais

Saiba o que analisar antes de comprar um imóvel na planta - Imagem │Unsplash
Saiba o que analisar antes de comprar um imóvel na planta - Imagem │Unsplash

Receber a chave da casa própria é o grande sonho da maioria das pessoas. Seja para sair do aluguel, aumentar o patrimônio ou como uma forma de investimento, comprar um imóvel na planta é uma das formas de conquistar esse bem. Mas antes de bater o martelo, é preciso adotar uma série de cuidados antes de comprar um imóvel na planta, para não correr o risco de transformar o sonho em pesadelo.

Ao adquirir um imóvel na planta, é essencial verificar diversos pontos técnicos no projeto arquitetônico e estrutural para garantir que a compra seja segura e atenda às suas expectativas. AnaMaria conversou com Gabriella Moreira, engenheira de produção, fundadora da GPM Engenharia, que detalhou quais cuidados devem ser tomados antes de comprar um imóvel na planta. Confira a seguir!

Cuidados antes de comprar um imóvel na planta

Na hora da pesquisa, antes de fechar o negócio, é preciso analisar o projeto do empreendimento imobiliário cuidadosamente. Gabriella considera importante estar atenta aos seguintes fatores: regularidade e legalidade; licenças e autorizações; projetos arquitetônico e estrutural; acabamentos e materiais; infraestrutura e instalações; assessoria técnica; prazos e cronogramas.

cuidados antes de comprar um imóvel na planta
Unsplash│Saiba o que analisar antes de comprar um imóvel na planta

Solicite informações detalhadas sobre o projeto estrutural, incluindo tipo de fundação, materiais de construção e resistência da estrutura. Confira se os acabamentos previstos no memorial descritivo correspondem às expectativas de qualidade.

Analise a planta baixa e examine a disposição dos cômodos, dimensões dos ambientes e funcionalidade geral do espaço. Avalie também a ventilação e iluminação natural dos ambientes, pois isso pode afetar o conforto e a economia de energia no futuro. 

Além destes elementos, é preciso apurar se a construtora utiliza materiais de qualidade e se está seguindo as normas técnicas durante a construção do imóvel. Para isso, existem algumas medidas preventivas e de acompanhamento que podem ser adotadas. É indispensável ler com atenção o contrato detalhado de compra e verificar as certificações e documentações dos materiais utilizados e do imóvel. Gabriella lista quais itens que devem ser conferidos:

  • alvará de construção; 
  • licença ambiental; 
  • aprovação da Prefeitura; 
  • registro do imóvel; 
  • certidões negativas de débitos municipais (IPTU), estaduais (ICMS) e federais (INSS);
  • certidões de regularidade perante a Justiça do Trabalho e Receita Federal;
  • anotação de responsabilidade técnica (ART) ou registro de responsabilidade (RRT), emitido pelo CREA.
cuidados antes de comprar um imóvel na planta
Unsplash│Saiba o que analisar antes de comprar um imóvel na planta

Valorização do imóvel

Outro cuidado antes de comprar um imóvel na planta é analisar a infraestrutura ao redor do empreendimento e sua influência na valorização do imóvel ao longo do tempo. Gabriella explica que um imóvel tende a valorizar se tiver acessos e mobilidade, como localização e serviços variados e comércio local, bem como áreas de lazer e de recreação.

“Um empreendimento imobiliário tende a valorizar se a região também estiver em uma área de segurança, com qualidade ambiental e propícia ao desenvolvimento urbano. Por isso, fique sempre de olho no histórico de valorização imobiliária da região onde você pretende construir seu imóvel”, esclarece a engenheira. 

Durante a fase de construção

Após definir o negócio, durante a fase de construção, é preciso observar de perto todas as etapas. Procure saber sobre como são feitas as inspeções oficiais e mantenha sempre uma comunicação com a construtora. É necessário fazer o acompanhamento da obra e visitas técnicas — de preferência realizadas por um profissional independente, como engenheiro civil ou arquiteto. 

Gabriella destaca alguns problemas comuns durante a fase de construção, como falhas na fundação; fissuras técnicas; deficiências na execução de concreto e armaduras; e problemas de drenagem e impermeabilização. “Por isso, é sempre importante conversar com os responsáveis pela obra para entender como está sendo feita a construção do imóvel e nunca deixar de comparecer às visitas técnicas, se atentando aos detalhes e perguntando sempre que em dúvida”, alerta a especialista. 

Leia mais: 

Comprar imóvel na planta ou reformar imóvel antigo? Saiba os prós e contras

Alugar ou comprar um imóvel: o que é melhor?

Como conquistar o sonho da casa própria? Confira dicas valiosas