AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Dinheiro

Descontrole financeiro pode afetar a saúde mental; saiba como prevenir

Veja dicas de como manter um bem-estar financeiro e o emocional equilibrado

*Luciana Ikedo, colunista de AnaMaria Publicado em 31/01/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira algumas dicas de como controlar seu dinheiro e manter sua saúde mental em dia - Divulgação
Confira algumas dicas de como controlar seu dinheiro e manter sua saúde mental em dia - Divulgação

Chegar no fim do mês sem recursos para quitar as dívidas é uma das preocupações que mais prejudica o sono de muita gente. Pois saiba que a situação financeira pode influenciar diretamente a saúde mental e prejudicar outras áreas da vida. Mas, também é possível reverter o quadro com ajuda médica e, claro, educação financeira. 

Um dos principais problemas de quem sofre quando a conta não fecha no azul é a falta de controle e a dificuldade de assimilar o que se ganha versus o que se gasta. Muitos acabam se excedendo e ficam sempre no negativo. Esse é um problema que parece ser apenas com o dinheiro, mas que pode desencadear outros riscos. 

São exemplos de problemas financeiros: a compulsividade e confundir a necessidade com o desejo. A mudança de hábitos é uma grande aliada. E, como toda mudança, tal atitude pode ser difícil no começo, porém é preciso insistir. 

Procure enxugar os gastos, cortando supérfluos. Dessa forma, será possível voltar a fazer planejamentos e sonhar com objetivos que proporcionam uma satisfação mais duradoura. Algumas pessoas também gastam para compensar algum tipo de frustração. 

A lógica é sempre a mesma: “se eu trabalho demais, vou comprar porque eu mereço” ou “quando eu consigo um bom resultado profissional, vou comprar porque estou feliz”... Eis uma armadilha mental que quase sempre resulta em desastre financeiro. 

Para retomar o controle financeiro e prezar pela saúde emocional, avalie o que realmente está por trás da decisão de compra. Saia do lado emocional e parta para o racional. 
Buscar o controle sobre os ganhos e gastos é uma boa estratégia. É imprescindível que você traga o dinheiro para um patamar controlável, gerando mais tranquilidade.

CONTROLE DA SITUAÇÃO

Tenha consciência de que a liberdade financeira vai proporcionar muitas oportunidades e realização de sonhos. No entanto, é você quem controla o dinheiro, e não o contrário.

Entenda que é mandatório que você assuma, hoje mesmo, as próprias rédeas das suas finanças e consiga contornar toda e qualquer situação adversa.

REGRA DE OURO

Para que você tenha uma vida financeira equilibrada, a regra de ouro é: gaste sempre menos do que você ganha. E esse ajuste orçamentário precisa ser feito já, visando não só a sua saúde mental, mas também o seu bem-estar financeiro e a busca pelos seus objetivos. Seu orçamento precisa alcançar um patamar controlável, para que, assim, possa gerar mais tranquilidade.