AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Empreendedora!

Ela criou uma franquia de bolos e se tornou dona do próprio negócio após os 60 anos

Após perder emprego aos 60 anos, Alzira Ramos criou franquia de bolos caseiros, com unidades em todo o País

Karla Precioso Publicado em 06/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alzira Ramos começou a empreender após os 60 anos e hoje possui uma rede de franquias - Divulgação
Alzira Ramos começou a empreender após os 60 anos e hoje possui uma rede de franquias - Divulgação

Senso de oportunidade e coragem são marcantes na trajetória da empresária carioca Alzira Ramos, 73 anos. Fragilizada pela perda do emprego aos 60, ela enxergou no mercado de bolos caseiros uma fonte de renda alternativa para sustentar a família. E foi assim que tudo começou.

A produção era preparada em seu apartamento e vendida aos vizinhos. Com o sucesso, o caminho seguinte foi a mercearia de um amigo e o comércio do bairro. Ela chegou a produzir 100 bolos por dia. A produção era toda artesanal e não contava com o suporte de batedeiras e outros equipamentos profissionais.

De uma história de superação nasceu a primeira loja própria, em 2008, a Fábrica de Bolo. Quatro anos depois, veio a segunda loja. O sucesso estava garantido. Em 2013, entrou no mercado de franchising. Hoje, são quase 300 lojas em todo o País.

Acompanhe a história da Vó Alzira, inspire-se, siga suas dicas e acredite: você também pode dar uma guinada na vida, independentemente da idade!

DEPOIMENTO INSPIRADOR

“Quando estava com 60 anos, deixei o emprego em um salão de eventos para cuidar da minha mãe. Ela estava bastante doente e faleceu pouco tempo depois. Por causa da idade, não conseguia arrumar trabalho. Fiquei desesperada. As contas continuavam chegando e não sabia como pagá-las. Para me ajudar, o dono do botequim vizinho encomendou um bolo para sua freguesia. O meu primeiro cliente apareceu dessa maneira. Em pouco tempo, a vizinhança passou a sentir o cheiro que saía da minha cozinha e passou a encomendar. Em menos de um ano, fazia mais de 100 bolos por dia. Minha casa ficou apertada para atender aos pedidos. Então, transferi a cozinha para o espaço em que ficava a loja do meu marido. Em 2008, inauguramos a primeira loja da Fábrica de Bolo Vó Alzira, no bairro da Tijuca [zona norte do Rio de Janeiro]. Era uma boa boleira, mas precisava de ajuda para administrar o negócio. Chamei meu filho para trabalhar comigo. Foi dele a ideia de expandir a operação por meio de franquias. Passamos mais de seis meses testando uma receita que pudesse ser replicada em grande escala. Atualmente, estamos com cerca de 300 lojas pelo País e agora me dedico aos franqueados. Comecei a atuar como uma consultora para quem está com dificuldades de produção. Preparo algumas fornadas junto com a equipe até resolver o problema. Trabalhar em casa me deu muita experiência e hoje sei o que fuinciona bem ou não. O negócio artesanal cresceu numa velocidade impressionante e jamais duvidei de que foram as mãos de Deus que me ajudaram. Tenho certeza de que Ele apontou para mim e disse: ‘Vai que chegou a sua vez’’. E eu aproveitei a oportunidade!”.

NEGÓCIO SEM CRISE

Nem a pandemia da covid-19 foi capaz de frear o êxito do empreendimento:

“Não dá para dizer que não houve perdas, mas, apesar de tudo, estamos conseguindo levar bem os desafios que surgiram de 2020 para cá. Nós não fechamos nenhuma loja e estamos dando todo o apoio necessário aos franqueados. Eu não entendo de administração, só de bolos, mas os meninos [referindo-se aos responsáveis pelo setor financeiro da empresa] me informam tudo. Eu gosto mesmo é de visitar as lojas, de conversar com as pessoas que trabalham conosco e de ir às inaugurações”, conta a empresária.

10 LIÇÕES DA VÓ ALZIRA

1- Tenha identificação com o produto que irá comercializar. Você não vende aquilo que não gosta/acredita.

2- Esteja a frente do seu negócio

3- Acredite, sonhe alto e pense sempre de forma positiva.
Você atrai aquilo que deseja.

4- Pesquise antes de investir, analise o modelo de negócio, a lucratividade e, principalmente, a quantidade de lojas
já existentes.

5- Procure se cercar de pessoas que te apoiem no que irá fazer!

6- Inicie um negócio que esteja dentro de suas características, que seja de fácil gestão ou que você tenha
expertise no setor.

7- Estude muito. Empreender precisa de muita dedicação e
conhecimento.

8- Tenha paciência. Os resultados virão de seu esforço e com tempo.

9- Se programe financeiramente e invista com segurança. Trabalhe com uma margem de risco de 20%, tenha
sempre um dinheiro a mais guardado, caso tenha um problema.

10- Não desista, tenha resiliência que os resultados virão de seus esforços.