AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / ECONOMIA

Especialista dá conselhos de como usar bem a reserva financeira

Vale muito a pena ter um dinheiro guardado para poder usar quando precisamos

Da Redação Publicado em 07/06/2020, às 08h00 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em geral, são três os objetivos de uma reserva de dinheiro: imprevistos, sonhos e aposentadoria - Banco de Imagem/Pixabay
Em geral, são três os objetivos de uma reserva de dinheiro: imprevistos, sonhos e aposentadoria - Banco de Imagem/Pixabay

“Consegui juntar uma certa quantia em dinheiro, mas agora não sei quando usar minhas economias.” P. B., por e-mail. 

Antes de mais nada, eu a parabenizo por construir uma reserva financeira. Não é fácil sacrificar o presente em troca de um futuro mais tranquilo. Mas, certamente, vale muito a pena ter um dinheiro guardado para poder usar quando precisamos. 

Em geral, são três os objetivos de uma reserva de dinheiro: imprevistos, sonhos e aposentadoria. Sendo assim, essas são as situações em que você deveria usar as suas economias.

Começando pelo imprevisto: a ideia é ter um valor separado para cobrir uma emergência e evitar se endividar no cartão de crédito ou cheque especial – modalidades que têm taxas de juros elevadas. Mas é fundamental entender o que de fato é uma emergência. Você só deve usar o dinheiro guardado caso precise de verdade. 

Não vale usar para comprar uma blusinha nova ou uma viagem de fim de semana. A ideia é usar somente para uma necessidade real. Lembre-se de que, se você usar o dinheiro para cobrir uma emergência, precisa se programar para repor o valor assim que possível. Dessa forma, você sempre terá um colchão de reserva. 

O segundo objetivo é o sonho. Aqui, o dinheiro guardado vai lhe proporcionar o pagamento à vista e, dessa forma, evitar o endividamento e o pagamento de juros. Dá até para tentar conseguir um desconto. Mas, se você usar o dinheiro para pagar por um sonho de consumo, não pode consumir a totalidade da reserva. 

Não adianta pagar à vista por um sonho e depois precisar se endividar por não ter dinheiro para cobrir uma emergência. Por fim, é a vez da aposentadoria. Você guarda dinheiro a vida toda para poder ter tranquilidade quando decidir ou for forçada a parar de trabalhar. Creio que ficou clara a importância de gastar com consciência sua reserva financeira.

MARCELA KAWAUTI aprendeu economia na graduação da Universidade de São Paulo e no mestrado da Fundação Getúlio Vargas, além de ter mais de dez anos de experiência. É economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.