AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Economia

Saia do vermelho! Confira alternativas que podem te ajudar a se livrar das dívidas

Em época de crise, alguns acordos possibilitam redução ou descontos para situações adversas

Da Redação Publicado em 01/11/2020, às 14h30 - Atualizado em 20/11/2020, às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Outro ponto importante é a adequação da rotina à nova realidade doméstica - Steve Buissinne/Pixabay
Outro ponto importante é a adequação da rotina à nova realidade doméstica - Steve Buissinne/Pixabay

“Ando meio atrapalhada com o orçamento. Vira e mexe, entro no vermelho. Como posso me organizar?” E. S., por e-mail.

Fazer com que o dinheiro sobre no fim do mês, muitas vezes, não é uma tarefa fácil. Uma vida financeiramente instável pode desencadear diversos problemas, como acúmulo de dívidas, pagamento de muitos juros e, em alguns casos, até o comprometimento de relacionamentos familiares. 

A boa noticia é que é possível fugir desse tipo de situação. O primeiro passo é fazer uma boa avaliação do orçamento e revisar todas as contas, verificando oportunidades de cortes e reduções. O ideal é começar por aquelas que são recorrentes e que ainda fazem sentido. 

Alguns exemplos são as assinaturas de TV a cabo ou streamings, aplicativos, tarifas bancárias e de cartão de crédito e planos de consumo de celular que não são aproveitados. Alguns desses contratos podem ter seus valores não só revistos, mas também encerrados, de acordo com a necessidade atual. 

A renegociação de contratos já firmados, como academia ou aluguel, também é uma boa pedida. Em época de crise, alguns acordos possibilitam redução ou descontos para situações adversas. Vale a pena tentar! Isso também vale para quem tem dívida no banco como financiamento imobiliário, de veículos e crédito pessoal. Desde que os pagamentos estejam em dia, é possível procurar a instituição e barganhar. 

Outro ponto importante é a adequação da rotina à nova realidade doméstica, além da inclusão de novos hábitos. Para sair do vermelho é preciso encarar a situação e mudar atitudes. 

Reduzir pedidos de delivery de comida e incluir como novo costume a preparação das refeições em casa, por exemplo, pode contribuir de forma positiva para a saúde financeira. Evite desperdícios, compras em excesso e por impulso e retome o protagonismo financeiro de sua vida!

LUCIANA IKEDO (@lucianaikedo) é assessora de investimentos com certificação CFP®, MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibemec/Insper.