AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Economize!

Saiba como fazer sobrar um dinheirinho extra no fim do mês

Repensar seus comportamentos e hábitos financeiros é uma excelente maneira de começar

Luciana Ikedo* Publicado em 26/03/2022, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira algumas dicas para não ficar no vermelho no final do mês - Pixabay/Nattanan23
Confira algumas dicas para não ficar no vermelho no final do mês - Pixabay/Nattanan23

Se você sempre chega ao fim do mês com a conta zerada, saiba que você não está sozinha. A pandemia desestabilizou muita gente e pesquisas chegaram a apontar que, ao menos 56% dos brasileiros, têm dificuldades em guardar dinheiro. E os motivos são os mais variados: falta de organização, conhecimento e educação financeira, dentre outros.

Para aqueles que não recebem uma renda suficiente para se manter minimamente, o desafio é ainda maior. Mas, com algumas estratégias, é possível controlar melhor o orçamento e fazer sobrar dinheiro.

Repensar seus comportamentos e hábitos financeiros é uma excelente maneira de começar e, nessa hora, uma boa dose de autoconhecimento nunca é demais. Será que realmente você precisa comprar tantas coisas ou está apenas agindo por impulso? Pensar e agir de forma sustentável ajuda a refletir sobre hábitos melhores de consumo - o que pode tirar você das dívidas mais rapidamente.

Outra dica é reduzir os gastos com coisas dispensáveis ou substituir gastos essenciais por menores: elimine do orçamento as contas de serviços que você não utiliza, como a academia que você nunca foi ou o serviço de streaming que você não consegue aproveitar. Se o exercício físico é indispensável, comece a praticar algum esporte ao ar livre. Você vai economizar enquanto se organiza financeiramente. Trocar marcas famosas de produtos por outras de igual qualidade e preço acessível também ajuda. Ao pensar e agir de forma mais sustentável com o dinheiro, a principal beneficiada será você.

Por fim, recuse tudo que não estiver alinhado com seus objetivos e não for prioridade. Aprender a falar ‘não’ aos outros e a si mesma, a manterá como protagonista da sua própria vida financeira. Comece hoje mesmo!

VÁ ALÉM: REUTILIZE

Você já parou para pensar na quantidade de coisas que têm em casa e que não utiliza? Pois é... Em vez de simplesmente jogar fora objetos, roupas e outros itens, que tal cogitar a possibilidade de reutlizar todos eles?

Essa é uma prática que vai ajudar não só o seu bolso, mas também o meio ambiente. Basta abrir os armários e usar a criatividade. Pense bem nisso. Funciona!

ECONOMIA CRIATIVA

Não tenha medo de gerar uma renda extra para aumentar a sua receita e fazer sobrar dinheiro. Uma boa dica é revender itens que você possui em casa. Isso mesmo! Comece por roupas, sapatos, acessórios e outros itens que já não utiliza mais e só permanecem no armário ocupando espaço. Essa ideia simples e funcional pode gerar a você uma renda extra.

LUCIANA IKEDO (@lucianaikedo) é assessora de investimentos com certificação CFP®, MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibemec/Insper