AnaMaria
Dinheiro / Compras

Siga essas 8 orientações para se antecipar e aproveitar a Black Friday

Veja 8 orientações para se antecipar e aproveitar a Black Friday

Da Redação Publicado em 11/11/2019, às 16h40

A orientação é ficar atento para não comprometer as finanças - Banco de Imagem/Getty Images
A orientação é ficar atento para não comprometer as finanças - Banco de Imagem/Getty Images

Falta menos de um mês para a Black Friday, que acontece no próximo dia 29, e as promoções já começa a aparecer. 

Nesse contexto uma coisa é certa: agora é a melhor hora para começar a se planejar, o que evita problemas como falsas promoções, compras por impulsos e endividamento.

A orientação é que, diante de tantas oportunidades, é preciso ficar atento para não comprometer as finanças, além de aproveitar esse tempo para fazer uma boa pesquisa em sites e lojas, tendo a certeza de que fará um bom negócio.

Por isso, AnaMaria Digital conversou com Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), e preparou 8 dicas para você conseguir aproveitar as oportunidades da Black Friday sem comprometer o orçamento.

Confira!

  1. Não compre se for se endividar, pois parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no seu orçamento.
  2. Analise se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa posteriormente.
  3. Se antecipe à Black Friday, pesquisando os preços dos produtos que deseja comprar para ver se os descontos que darão realmente são interessantes.
  4. Faça uma lista detalhada de tudo que pretende comprar e quem deseja presentear, além de quanto pretende gastar com cada um.
  5. Se estiver em situação financeira problemática, e quiser adiantar as compras de Natal, uma dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos ou jovens o motivo de não receberem presentes.
  6. Utilize a internet como meio de pesquisa, mas cuidado: só acesse e compre em sites confiáveis. Crimes digitais são cada vez mais comuns.
  7. Se prepare para ir às compras nas lojas com tempo e roupas confortáveis, além disso é importante uma dose extra de paciência, evitando que se compre rapidamente para acabar com o martírio.
  8. Procure, por meio de conversas, saber quais são os reais desejos das pessoas. Muitas vezes se compra coisas caras, sendo que presentes baratos seriam muito mais bem-vindos.

****

+ Nem sempre passamos por situações fáceis de serem enfrentadas, né? Por isso estamos aqui para te ajudar na busca pelo autoconhecimento para viver da melhor maneira possível. Confira a listinha que preparamos com 5 livros incríveis sobre amor próprio, relacionamentos, autoestima e muito mais:

Apaixone-se por si mesmo: amor próprio é tudo! É sempre importante cuidarmos da autoestima, e este livro super simples de ler vai te ajudar muito nessa missão - https://amzn.to/34DGTS3

O Ciclo da Autossabotagem: quer se conhecer melhor e eliminar a autossabotagem da sua vida? Temos o livro perfeito para você: https://amzn.to/2pPruiR

Seja o amor da sua vida: um livro cheio de mensagens que vão te inspirar a despertar sentimentos bem especiais dentro de si! - https://amzn.to/2oVqEk3

Um sorriso ou dois: Fred Elboni sabe que as mulheres carregam alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens. Por isso, escreveu este livro super leve e divertido que promete arrancar um sorriso sincero das leitoras - https://amzn.to/2WWxqTs

Como Se Libertar Do Ex: Sabemos o quanto é difícil superar o fim de um relacionamento. Este livro aqui é cheio de dicas e exercícios que vão te ajudar a passar por esse momento! - https://amzn.to/2pQ86Cm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Ana Maria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.