AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Finanças

Vamos Falar de Dinheiro: como está a sua educação financeira?

Fundadora do 'Me Poupe!', Nathalia Arcuri explica sobre a importância de falar do assunto

Juliana Ribeiro/ Vivian Ortiz Publicado em 02/09/2020, às 08h00 - Atualizado em 02/12/2020, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nathalia Arcuri fala sobre educação financeira - Nayara bardin/AnaMaria Digital
Nathalia Arcuri fala sobre educação financeira - Nayara bardin/AnaMaria Digital

Lidar com dinheiro pode parecer um desafio quase impossível para algumas pessoas. Falar de investimentos, então, nem pensar! Na verdade, este medo é mais comum do que se imagina e, na maior parte dos casos, ocorre devido a falta de educação financeira. De qualquer forma, ter um conhecimento mínimo sobre o assunto é uma responsabilidade cada vez mais necessária nos dias atuais. 

Para te ajudar a entender melhor o assunto, AnaMaria Digital fez uma live no Instagram com a jornalista Nathalia Arcuri, CEO de um dos maiores canais de finanças do mundo no YouTube, o 'Me Poupe!'. Durante o bate-papo, ela destacou os principais pontos para que você entenda a importância de se educar financeiramente. 

DE OLHO NAS SUAS FINANÇAS
Este é aquele tipo de assunto que, no passado, raramente aparecia durante um almoço de família ou em um bate-papo entre amigos. Hoje em dia, porém, é cada vez maior o número de pessoas que buscam aprofundar o conhecimento acerca do mundo financeiro. 

Uma boa educação financeira nada mais é que o processo pelo qual as pessoas melhoram sua compreensão em relação ao dinheiro. O objetivo de entender isso é fazer com que você lide com o seu rico dinheirinho da forma mais consciente possível.

Segundo Arcuri, quando se pensa em presente e futuro, é preciso entender que eles não existem sem uma boa educação financeira. Ou seja: se você não começar a poupar algo hoje, muito provavelmente terá problemas financeiros no futuro. 

Isso porque o dinheiro é um recurso que precisa ser bem administrado, se não ele acaba. "E nós vamos entendendo que é preciso planejar e usar melhor esse recurso que recebemos e que é fruto do nosso trabalho", ressalta. 

NINGUÉM NASCE SABENDO!
Nathalia ainda chama a atenção para um detalhe: a maioria das pessoas não aprendeu a usar o dinheiro de forma correta ao longo da vida. É como se todos já nascessem sabendo lidar com isso de forma intuitiva. E é aí que mora o perigo.

"Assim como para andar com o carro você precisa fazer aulas de direção, para cuidar do dinheiro é a mesma coisa. Tem treinamento para isso, tem o jeito certo e a metodologia para fazer isso", alerta.

A jornalista também avisa que o dinheiro não é só um negócio que você pega e sai usando por aí: "Se você faz isso com um carro, a chance de você batê-lo no poste é gigantesca. E quando você não aprende a usar o dinheiro, é a mesma coisa".

E isso é fato! Uma pessoa que é educada financeiramente sabe que o assunto vai além de economizar, ganhar dinheiro e acumular recursos. Ela compreende que o objetivo principal desse tipo de ensinamento é entender que é possível ter recursos financeiros suficientes para uma melhor qualidade de vida, tanto no presente quanto no futuro.

E assim como no exemplo do carro citado por Nathalia, o dinheiro pode ser seu amigo ou, no pior dos casos, seu maior adversário. "Se você sabe dirigir, ele te leva onde você quer, se você não sabe, ele te leva até o poste mais próximo", brinca a especialista. 

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?
Nessa série de matérias, que serão disponibilizadas durante a semana, AnaMaria Digital vai dar outras dicas de como lidar com as suas finanças de um jeito simples. Veja nas próximas matérias:

  • O que é uma reserva de emergência e como montar a sua?
  • Perdi o emprego durante a pandemia, e agora? 
  • Será que a poupança é a melhor opção para guardar o seu dinheiro?