AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Vida financeira

Veja dicas para realizar o casamento e não se endividar

Cuidado ao pagar à vista e correr o risco de ver o fornecedor quebrar e não entregar o que foi contratado

Luciana Ikedo, colunista da AnaMaria Publicado em 17/10/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira dicas para casar e não se endividar - Unsplash
Confira dicas para casar e não se endividar - Unsplash

“Eu e meu noivo vamos nos casar. Como fazer uma celebração sem se endividar? É possível?”, Q. A., por e-mail.

Realizar o casamento dos sonhos implica em vários custos que devem ser debatidos pelo casal: haverá cerimônia civil ou apenas celebração religiosa? Terá festa? Na verdade, são vários eventos simultâneos que exigem organização. Portanto, alinhar a parte financeira faz toda a diferença. É preciso que o casal tenha um orçamento bem definido, além de traçar um plano com prazos para que os objetivos sejam alcançados. 

É comum que, na empolgação, os casais não meçam esforços, mas lembre-se que o casamento também representa o início de uma nova fase, repleta de desafios. Iniciar esse período já com dívidas não é bom. 

Dizem que toda situação, por pior que seja, traz algo positivo. Acredito que a pandemia trouxe a oportunidade de repensar os sonhos. Com o isolamento social e as restrições para aglomerações, para aqueles que não querem adiar o grande dia, essa pode ser uma oportunidade de investir em uma cerimônia mais minimalista e barata. 

Os chamados miniweddings [mini casamentos] estão em alta, contam com a presença apenas daqueles que realmente importam para o casal e, sobretudo, têm um orçamento mais acessível, além de ser celebração inesquecível. 

Durante a escolha e contratação dos serviços, a dica é realizar os pagamentos em duas vezes: uma parte no fechamento do contrato e a outra na véspera da celebração. Quando consideramos o parcelamento, há os custos do fornecedor embutidos no preço. Fora isso, muitas empresas estão com a saúde financeira prejudicada, então, cuidado ao pagar à vista e correr o risco de o fornecedor quebrar e não conseguir entregar o contratado. 

Não perca jamais a racionalidade nas suas decisões financeiras, mesmo considerando que este será um dos dias mais importantes da sua vida.

LUCIANA IKEDO (@lucianaikedo) é assessora de investimentos com certificação CFP®, MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibemec/Insper.