AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / FOLGA OU NÃO?

Corpus Christi é feriado? Saiba quais capitais vão parar

Entenda também o significado de Corpus Christi e o motivo dele ser considerado ponto facultativo e não feriado nacional no Brasil

Veja se Corpus Christi é feriado em sua cidade e entenda o significado da data - Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Veja se Corpus Christi é feriado em sua cidade e entenda o significado da data - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Ainda que seja celebrada tradicionalmente no Brasil, Corpus Christi é feriado apenas em algumas cidades. A data é classificada pela União como ponto facultativo, ou seja, não há obrigatoriedade de folga aos trabalhadores. No entanto, estados e municípios têm a própria legislação e, alguns, consideram feriado.

Neste ano, Corpus Christi é feriado nesta quinta-feira (30) em algumas capitais e ponto facultativo em outras. O Governo Federal também estabeleceu que a sexta-feira (31) será ponto facultativo para os servidores federais, emendando com o final de semana. Neste caso, cada estado determina se os funcionários públicos vão trabalhar ou não. Da mesma forma, empresas privadas decidem se vão ou não liberar também a sexta-feira para seus funcionários.

Feriadão: dicas para viajar em família de última hora

Feriado ou ponto facultativo?

Existe uma diferença entre feriado e ponto facultativo. No feriado, o trabalhador que possui carteira assinada (CLT) tem folga garantida pela lei. Funcionários de serviços essenciais [saúde, transporte e comércio, por exemplo] que trabalham na data devem receber compensação posterior, ou seja, folga ou extra pelo dia trabalhado.

Por sua ver, no ponto facultativo, as empresas e a administração pública decide se os funcionários vão ou não trabalhar, seguindo critérios próprios.

Nos casos em que o trabalhador não tem vínculo empregatício CLT, a recomendação é confirmar com a empresa como será a operação nos dias 30 e 31 de maio.

Veja a seguir quais capitais ter Corpus Christi como feriado e quais serão ponto facultativo.

Feriado:

Aracaju (SE)
Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Boa Vista (RR)
Campo Grande (MS)
Cuiabá (MT)
Curitiba (PR)
Fortaleza (CE)
Florianópolis (SC)
Goiânia (GO)
Macapá (AP)
Maceió (AL)
Manaus (AM)
Natal (RN)
Porto Alegre (RS)
Salvador (BA)
São Paulo (SP)
São Luís (MA)
Teresina (municipal) (PI)
Vitória (ES)

Ponto Facultativo:

Brasília (DF)
Palmas (TO)
Porto Velho (RO)
Recife (PE)
Rio de Janeiro (RJ)

Bancos e Correios fecham na quinta-feira. O INSS fecha quinta e também sexta-feira. Shoppings e comércios devem funcionar em horário especial, mas seguindo as diretrizes do estabelecimento. Os espaços voltam à normalidade na sexta.

Rede de cinema lança promoção de ingressos a R$ 12

O que significa Corpus Christi?

Em tradução do latim, a data significa Corpo de Critos e é celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Na tradição católica, a data marca o dia em que Jesus Cristo instituiu a eucaristia, um dos sacramentos do catolicismo. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Corpus Christi celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".

Uma das tradições de Corpus Christi é a procissão que remete à caminhada do "povo de Deus" em busca da Terra Prometida. Algumas cidades brasileiras também enfeitam as ruas com tapetes feitos de sal colorido e outros materiais.

LEIA MAIS:

Quarta-feira de Cinzas é feriado? Saiba o que diz a lei sobre o período de Carnaval

Já pensando na folga? Veja os feriados e pontos facultativos de 2024