AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / MILAGRES RECONHECIDOS

Influenciador de Deus: quem foi Carlo Acutis na Igreja Católica?

Carlo Acutis virou o 'Influenciador de Deus' por divulgar os ensinamentos da Igreja Católica na internet; ele está prestes a ser canonizado

Saiba quem foi Carlo Acutis, o influenciador de Deus - Divulgação/Vaticano
Saiba quem foi Carlo Acutis, o influenciador de Deus - Divulgação/Vaticano

Nos últimos dias você deve ter ouvido falar sobre o 'Influenciador de Deus', isto é, um jovem rapaz que está prestes a se tornar o primeiro santo millenial (nascidos entre 1980 e 1990) pela Igreja Católica. Mas, afinal, quem foi Carlo Acutis, o jovem que teve milagres reconhecidos pela Igreja Católica?

Carlo Acutis nasceu em Londres, na Inglaterra, mas cresceu em Milão, na Itália. Ele tinha habilidades excepcionais com tecnologia e usava a internet para compartilhar conhecimentos sobre a Igreja Católica. Tanto que o rapaz lançou um site que documentava todos os milagres já relatados - a página já foi traduzida para vários idiomas. Além disso, o jovem também criou sites para sua paróquia e escola.

Por este motivo, Acutis recebeu o apelido de 'Influenciador de Deus' após morrer aos 15 anos, em 2006, vítima de uma leucemia na cidade de Monza. Seu corpo está em exibição na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Assis, na Itália.

LEIA:destinos religiosos para conhecer na Toscana

Qual foi o milagre de Carlo Acutis?

Tudo começa em 2013, quando Acutis foi intitulado 'Servo de Deus' após começar a tramitar no Vaticano a causa para sua beatificação. Já em 2018, ele foi considerado venerável pelo papa.

LEIA:Papa Francisco diz que Bento XVI ''era um homem nobre e gentil''

Depois, em 2020, seu primeiro milagre foi reconhecido pelo Vaticano e ele foi beatificado. Na ocasião, a igreja reconhece a cura de uma criança brasileira de 2 anos que tocou em uma relíquia de Carlo - uma peça de roupa com seu sangue - e foi curada de uma doença congênita que afetava o seu pâncreas no dia 12 de outubro de 2010 em Campo Grande (MS).

Agora, o Papa Francisco recenheceu oficialmente um segundo milagre após uma reunião com o departamento de santos do Vaticano. Neste, Carlo Acutis intercedeu para a cura de um estudante universitário em Florença que apresentava sangramento no cérebro após sofrer um traumatismo craniano.

LEIA:Papa Francisco comenta sobre sexo, aborto, salário e população LGBT

Quando vai virar Santo?

Para que algo seja considerado um milagre, é necessário que um ato que ultrapasse os conhecimentos científicos tenha sido visto. Por exemplo, a cura repentina de uma pessoa que está prestes a morrer.

Normalmente, a Igreja Católica leva meses para investigar e avaliar os milagres de uma pessoa após a morte. Somente depois do reconhecimento de dois deles, seu nome passa a ser elegível para a santidade.

Ainda não há data para Carlo Acutis ser canonizado pela Igreja Católica e, portanto, se tornar Santo.

A pessoa mais recentemente canonizada foi Maria Antonia de Paz y Figueroa, também conhecida como Mama Antula, uma religiosa do século 18. Ela tornou-se a primeira santa da Argentina.

LEIA:Sejamos capacitados pelo Espírito Santo! - A coluna de Pe. Marcelo Rossi na AnaMaria