AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O que fazer para salvar o Meio Ambiente? Confira 7 atitudes para seu dia a dia

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste dia 5 de junho; você tem colaborado com a natureza? Saiba como ajudar ainda mais

Você sabe o que fazer para salvar o Meio Ambiente? Confira algumas dicas práticas para incluir na rotina - Unsplash
Você sabe o que fazer para salvar o Meio Ambiente? Confira algumas dicas práticas para incluir na rotina - Unsplash

Nesta quarta-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data importante para alertar sobre a crise ambiental global. Mas, o que fazer para salvar o Meio Ambiente? Embora as expectativas para o futuro não sejam muito positivas, estudos científicos já indicam que pequenas atitudes no dia a dia podem colaborar com a natureza e impactar em sua proteção.

Veja:quem está na luta pelo meio ambiente?

Ainda que governos e empresas tenham um papel essencial na redução das emissões globais para manter o aquecimento em níveis seguros, isto é, um aumento médio de 1,5°C por ano na temperatura da Terra, pesquisadores ressaltam o potencial expressivo dos indivíduos em diminuir suas emissões de carbono através de um consumo mais conscientes.

Veja a seguir a lista que AnaMaria preparou sobre o que fazer para salvar o Meio Ambiente incluindo pequenas mudanças em sua rotina.

Veja:como estimular a proteção ao Meio Ambiente desde a infância?

1. Economize energia

Certamente o Meio Ambiente e o seu bolso vão gostar desta atitude. A economia de energia elétrica é simples. Começa com o desligar as luzes ao sair de um cômodo, retirar os aparelhos da tomada ao sair de casa - principalmente quando passar muitos dias fora - e utilizar lâmpadas LED.

2. Adote a regra dos 3R

Você já ouviu falar sobre a regra dos 3R? Trata-se do conceito: Reduza, Reutilize e Recicle. Ou seja, reduza o consumo de produtos descartáveis, reutilize itens sempre que possível e recicle materiais como plástico, papel e vidro.

Veja:aprenda como diminuir a produção de lixo em casa com dicas práticas

3. Economize água

Saber utilizar os recursos hídricos com consciência também é essencial para quem quer ajudar o Meio Ambiente. Logo, diminua o tempo do banho, feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça, lave o carro com baldes de água ao invés de mangueira, reaproveite água sempre que possível e corrija possíveis vazamentos.

4. Plante

Que tal plantar uma planta, uma flor ou até mesmo uma árvore em algum espaço que você tem disponível em casa, apartamento ou na região onde mora? Essa atitude pode parecer simples, mas vai ajudar a equilibrar a flora local. Lembre-se de optar por plantas nativas, uma vez que as exóticas podem causar prejuízos à biodiversidade.

5. Segunda Sem Carne

Você conhece o movimento Segunda Sem Carne? Trata-se de não consumir carne às segundas-feiras. O gesto é simples diante dos impactos da agropecuária, mas vai contribuir no impacto ao Meio Ambiente e proporcionar benefícios à saúde.

6. Deixe o carro em casa

Basta ver imagens do trânsito nos grandes centros urbanos para entender o quanto os automóveis são poluentes. Por isso, sempre que possível, vá a pé, de bicicleta ou use o transporte coletivo público. Se nenhuma das opções for viável, ofereça ou peça caronas para conhecidos.

7. Participe de ONGs ambientais

Quer ajudar a salvar o Meio Ambiente de maneira ainda mais efetiva? Participe de ONGs. Junto da sociedade civil, elas criam campanhas de conscientização e projetos de preservação ambiental. Além disso, sempre precisam de voluntários para trabalhar.

Leia mais:

Aproveite os alimentos sem desperdício
Como criar seu pet de forma sustentável e ainda manter a saúde do planeta?