AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

10 formas de divertir a criançada nas férias

Nada de ficar em casa vendo TV. Os pequenos devem exercitar a criatividade e se mexer!

Patricia Gebara Publicado em 10/02/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

1004 - shutterstock
1004 - shutterstock
Quando chega o fim do ano vem logo o pensamento: o que vou fazer com meu filho nas férias? Não importa a idade dele, é realmente difícil entreter as crianças o dia todo. O livro Tempojunto, de Patricia Marinho (Ed. Matrix, 
R$ 44,90), te ajuda exatamente nisso! A autora reuniu 100 brincadeiras divertidíssimas para fazer com os pequenos em qualquer lugar. E nós selecionamos dez delas pra você. Aproveite!

1) Passe a bolinha
A brincadeira precisa de quatro crianças ou mais! É ótima para entreter seu filho e amigos durante uma tarde chuvosa. Pegue um tubo de papel-toalha e corte-o ao meio, criando duas canaletas. Faça outras, de acordo com o número de jogadores. Cada um deve segurar uma canaleta e fazer com a que a bolinha passe sem cair!
 Materiais: tubos de papel-toalha, tesoura e bolinha (de qualquer material). 
Para os menores: use tubos maiores e decore tudo com canetinha! 
Para os maiores: para aumentar a dificuldade, que tal usar duas bolinhas ao mesmo tempo? 

2) Dez perguntas 
O tédio no carro e os constantes “tá chegando?” estão com dias contados. Nesta brincadeira, alguém pensa num animal ou pessoa e o outro tem dez perguntas para adivinhar. Ah, só pode responder com sim ou não, ok? 
Para os menores: use personagens que façam parte do cotidiano deles. Se achar muito difícil, elimine a regra das dez perguntas e dê dicas. 
Para os maiores: personagens de filmes podem elevar o nível da brincadeira. Eles vão adorar!

3) Tênis de bexiga
Prenda um palito de sorvete no pratinho que ele se transforma em uma raquete de tênis. Depois, é só se divertir com a bexiga! 
Materiais: bexiga, pratos descartáveis, palitos de picolé, durex e cola. 
Para os menores: monte uma quadra de tênis, amarrando um barbante entre duas cadeiras. 
Para os maiores: faça um concurso pra ver quem consegue bater mais vezes na bola sem deixá-la cair.

4) Banho colorido 
Você tem banheira ou piscina de plástico em casa? Se sim, seu filho pode tomar um banho diferente hoje. É só pingar algumas gotas de corante alimentício na água para transformar tudo. Parece até mágica! E não se preocupe, pois no final é só tomar uma ducha que a cor sai do corpo rapidinho!
Material: corante alimentício, xampu, hidratante ou qualquer outro produto de higiene pessoal disponível no banheiro, um pote e uma colher de pau para misturar. 
Para os menores: leve bonecos e muitos brinquedos para o banho especial!
Para os maiores: brinque de fazer poções. Escolha ingredientes como xampu, sabonete líquido e sais de banho e invente uma receita, misturando tudo num pote enquanto o banho acontece. Vai ser a maior bagunça! 


5) Caça ao tesouro na natureza
Essa brincadeira deve ser feita ao ar livre, de preferência no parque! Basta olhar em volta e fazer uma lista com itens para as crianças procurarem. Por exemplo: a maior folha, a pedra mais redonda, o menor graveto, uma flor amarela... 
Material: lista de itens (você pode inventar ou dá para imprimir uma pronta aqui: bit.ly/folhparq)
Para os menores: quem está aprendendo a ler pode fazer a caçada em ordem alfabética. Peça para os pequenos procurarem coisas com as letras A, B e daí por diante, até chegar ao Z.
Para os maiores: aumente o desafio estipulando um tempo pra eles concluírem a busca. Você pode ainda estabelecer uma pontuação, com prêmios e pódio, para quem conseguir encontrar tudo. 

6) Pés de lata
Use um prego para fazer dois furos nas laterais da lata (a). Depois, passe um barbante entre os buraquinhos e faça um nó. O tamanho do barbante  depende da altura da criança. Coloque-a em pé na lata para medir (b). Agora, decore com papel colorido, fitas e barbante e vá passear (c). 
Materiais: 2 latas de leite em pó, material para decorar as latas, barbante, prego e martelo. 
Para os menores: transforme o cenário em um circo e finja que as latas são as pernas de pau.
Para os maiores: apostem corrida! 

7) Desenhe uma imagem e adivinhe o filme
Dá para fazer em qualquer lugar, desde um dia de chuva até na espera do restaurante. É fácil: um dos participantes deve desenhar 
uma cena ou um objeto relacionado a um filme e o outro precisa adivinhar, como numa charada! 
Material: papel e caneta
Para os menores: se o seu filho for muito pequeno e ainda não souber desenhar, peça para ele fazer mímica. É tão divertido quanto!
Para os maiores: estabeleça um ponto para cada acerto e, se a mesa tiver mais de quatro pessoas, faça times para a brincadeira ficar mais animada!

8) Massinha caseira 
Ao invés de comprar, que tal fazer em casa? As crianças vão amar! Misture farinha e sal. Depois, junte o óleo, o vinagre e, aos poucos, a água. Amasse até desgrudar da mão. Se necessário, adicione mais farinha. Quando estiver pronta, separe em porções 
e dê para as crianças adicionarem os corantes. 
Materiais: 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de sal, 1 e ½ xícara (chá) de água, 1 colher (sopa) de óleo, 1 colher (sopa) de vinagre e corante alimentício até chegar no tom desejado.
Para os menores: invente mais cores a partir das primárias (amarelo, vermelho e azul). As crianças vão aprender a criar novos tons. 
Para os maiores: faça uma oficina e transforme tudo em esculturas! É só soltar a imaginação!

9) Boliche de garrafa 
Pegue garrafas pet e marque números com canetinha. Depois, organize-as e deixe as crianças derrubarem todas com uma bolinha. 
Materiais: de 5 a 10 garrafas pet, 1 bola pequena e canetinhas para marcar as garrafas. 
Para menores: dá para brincar e aprender matemática. É só contar os pontos a partir dos números que os pequenos conseguirem derrubar.
Para maiores: Estabeleça regras, como o jogador só poder arremessar três vezes, por exemplo.

10) Jogo da memória
Simples e envolvente, toda a família pode participar! Os jogadores devem se reunir em um cômodo e olhar para ele por alguns minutos. Depois, uma pessoa é vendada e precisa descobrir, através do tato, qual objeto está em suas mãos. Pra dificultar, ela deve acertar na primeira tentativa!
Material: venda para os olhos.
Para os menores: ao invés de fazer em um cômodo, pegue objetos, coloque numa mesa e deixe-o observar. Depois, é só tirar a criança da sala, remover alguns objetos e pedir para identificar o que está faltando.   
Para os maiores: dá para aumentar ainda mais o nível mudando a regra de um cômodo para a casa toda. Se tiver mais gente, forme times!