AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

6 filmes que ensinam e emocionam!

Prepare a pipoca e abra espaço no sofá: além de serem garantia de diversão, os longas-metragens aqui indicados valem por uma bela aula de história

Redação Publicado em 03/10/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
6 filmes que ensinam e emocionam! - Divulgação
6 filmes que ensinam e emocionam! - Divulgação
Adeus, Lenin!
O longa de Wolfgang Becker mostra as mudanças vividas pela Alemanha pós-queda do muro de Berlim, com a unificação do país e a implantação do capitalismo. A sra. Kerner, uma socialista ativista, entra em coma antes da queda do muro. Quando acorda, seu filho faz de tudo para omitir as transformações e evitar que ela leve um choque.


O Jardineiro Fiel
Baseado no romance de John le Carré, aborda a neocolonização britânica na África. O drama conta a história de Tessa Qualyle, uma ativista e defensora dos direitos humanos, e do inglês Justin Wuayle, um diplomata interessado em botânica. Após se conhecerem durante uma conferência da ONU, eles assumem um relacionamento.


Olga
Retrata o período da Intentona Comunista, movimento liderado pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e contrário a Getúlio Vargas. Olga Benário foi uma judia nascida na Alemanha e treinada para lutar pelo comunismo na União Soviética – local onde
conheceu Luís Carlos Prestes.


Diamante de Sangue
Aborda a Guerra Civil de Serra Leoa e os conflitos em solo africano. É contada a história de Danny Archer, um ex-traficante, e Solomon Vandy, um pescador da tribo Mende, que teve o filho levado pela RUF (Frente Revolucionária Unida) para lutar como soldado durante a guerra.


O Lobo de Wall Street
O filme de Martin Scorsese conta a vida e ascensão de Jordan Belfort, um jovem destemido que sonha em fazer fortuna na Bolsa de Valores de Wall Street. O longa transmite os abalos sentidos pelo Mercado após a famosa Black Monday (Segunda Negra), tombo histórico das bolsas.


Hotel Ruanda
Baseado numa história real, aborda o genocídio de 1994 e o conflito entre tutsis e hutus em Ruanda, na África. O longa conta a trajetória de Paul Rusesabagina, um africano da etnia dos hutus que salvou milhares de pessoas em seu país. O filme mostra ainda como foi a participação de órgãos internacionais, como a ONU, que desistiu do país, salvando poucos – e de maioria estrangeira!