Alimentação em família: veja como fazer todos comerem melhor

Transformar os hábitos alimentares em sua casa pode ser mais fácil do que você imagina

sábado 12 janeiro, 2019
Às vezes, tudo vai por água abaixo nos almoços em família.
Às vezes, tudo vai por água abaixo nos almoços em família. Foto:Banco de Imagem/Shutterstock

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cerca de 60% dos brasileiros com 18 anos ou mais estão acima do peso. O problema também atinge os pequenos: 7,3% das crianças menores de 5 anos têm sobrepeso.

Individualmente, as pessoas até se esforçam na missão de fazer dieta, mas tudo vai por água abaixo nos almoços em família.

Notícias Relacionadas

Afinal, são muitas as tentações. Porém, segundo os nutricionistas do Vigilantes do Peso, se todos na casa estiverem dispostos a fazer uma reeducação alimentar, essa realidade pode mudar. E eles ensinam os truques para a família emagrecer unida.

1 - SUBSTITUIÇÕES
Façam trocas inteligentes de ingredientes e pratos. Substituam frituras por assados e doces por frutas, por exemplo.

2 - LISTA COLABORATIVA
Reúna todo mundo para montar a lista de compras, seja da semana ou do mês. Isso vai ajudá-la a entender o que cada membro da família gosta mais de comer. Tentem entrar em um consenso: com os ingredientes definidos, monte o cardápio para ficar mais fácil.

3 - DIAS TEMÁTICOS
Que tal criar o dia das frutas? Ou o dia do jantar colorido? Estabeleça pequenas regras divertidas e varie refeições que incluam sempre algo essencial. Tentar criar sempre um prato novo com determinado ingrediente é desafiador e pode motivar todo mundo a ser bem mais criativo.

4 - TODO MUNDO NA COZINHA
Se você costuma ser a responsável por preparar as refeições, chega de solidão! Convoque seu time para a cozinha, pois cada um pode ajudar em uma tarefa – inclusive as crianças! O que não falta é opção: descascar legumes, fazer a mistura, ficar de olho no forno e até arrumar os pratos e talheres utilizados.

5 - HORA DE SENTAR À MESA
Com a correria do dia a dia, muitas famílias não dão a importância de sentar à mesa para aproveitar o momento. Esqueçam TV, celular e... problemas. Reservem um tempo juntos – seja no café da manhã, almoço ou jantar. Apreciem a refeição escolhida, conversem e, claro, divirtam-se sempre

6 - ABRA EXCEÇÕES
Agrade a si e a todo mundo de vez em quando com uma sobremesa gostosa ou um prato um pouco mais elaborado. Variar e tentar atender os gostos de todos de vez em quando é importante. Se alguém estiver sempre insatisfeito, pode se sentir excluído e desistir da nova dinâmica alimentar.
 

Júlia Arbex
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

Bate Bola na Cozinha

BEM-ESTAR

  1. 1 Lidar bem com a rejeição pode transformar a sua vida
  2. 2 Mensagem da Karlinha: A felicidade em poucos passos...
  3. 3 Dia Internacional da Síndrome de Down: todos têm direito à vida inclusiva
  4. 4 Estamos na estação do calor, sol, praia e... coceira vaginal
  5. 5 Veja 7 hábitos que ajudam a regular o colesterol