AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Retratação

Ana Maria Braga pede desculpas aos telespectadores após usar termo racista: ''Não se repetirá''

Apresentadora usou a expressão "inveja branca" ao conversar com o repórter Fabrício Battaglini

Da Redação Publicado em 23/09/2021, às 12h00 - Atualizado às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Maria se retrata durante o 'Mais Você' - Globo
Ana Maria se retrata durante o 'Mais Você' - Globo

Ana Maria Braga revoltou os telespectadores, na última quarta-feira (22), após usar um termo racista durante o 'Mais Você'. Na ocasião, a apresentadora assistia a reportagem de Fabrício Battaglini em uma plantação de girassóis quando disse estar sentindo uma "inveja boa, inveja branca" dele. 

A fala da loira causou uma grande revolta nas redes sociais, isso porque ela se referiu a cor branca como algo positivo e "do bem". Ainda muito usado na sociedade atual, o termo "inveja branca", mesmo que indiretamente, associa pessoas negras à comportamentos negativos.

"Não tem jeito: o racismo nosso de cada dia sempre transparece na expressão espontânea", declarou um internauta. "2021 e a Ana Maria Braga usando o termo "inveja branca". Por favor, senhora, não fala isso", pediu outro. "Não é possível, Ana Maria. De novo inveja branca? Não adintou nada ter levado a Lumena da última vez no programa", completou um terceiro. 

No programa desta quinta-feira (23), Ana Maria fez questão de se retratar com o público. Arrependida, ela reconheceu o erro : "Ontem fiz um comentário sobre inveja. Teve gente, principalmente da comunidade negra, que se sentiu ofendida. Eu li os argumentos na internet e vi que as pessoas têm razão". 

Em seguida, a veterana disse que sua fala é ultrapassada e ainda garantiu que o episódio serviu de aprendizado. "Pessoas ao longo da vida e que tem RG antigo como eu usam expressões que fizeram parte de um outro momento. Peço desculpas, com isso eu aprendo, é uma oportunidade para que sumam rapidamente esses vícios de linguagem. Não se repetirá", finalizou. 

DE NOVO!

Mas engana-se quem pensa que essa é a primeira vez que a Ana Maria Braga precisar vir à público se retratar. Em meados de março desse ano, a apresentadora pediu desculpas ao público após falar sobre ‘racismo reverso’. Tudo aconteceu quando ela comentava sobre o 'BBB21' e disse parecer que Lumena tinha um preconceito com CarlaDiaz por ela ser branca. 

Após receber críticas de parte dos telespectadores nas redes sociais, Ana Maria fez questão de se retratar. 

“Sempre que cometo erro, eu gosto de assumir. Ontem, depois do programa, vi postagens informando que fiz um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando de branquitude da Carla Diaz. Eu usei preconceito reverso, racismo reverso. E veio críticas e eu busquei a informação. Na maioria das vezes, neste assunto, somos desinformados", iniciou a apresentadora. 

A jornalista falou que aprendeu que racismo é uma opressão estrutural e é errado dizer que brancos passariam pela mesma situação. 

“Racismo é um sistema de opressão e para ter racismo, tem que ter poder. Negros não tem poder institucional para serem racistas contra brancos. Isso é reflexo da sociedade de lidar com essas lições. A gente vai debatendo e aprendendo”, completou. 

"Descobri uma coisa que não sabia. Peço desculpas e usamos a oportunidade para falar mais. Nunca fui racista em qualquer coisa, as pessoas têm que ser o que é e ter orgulho. Eu não sabia, eu errei", concluiu.