AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Briga entre irmãos? Saiba como intervir sem tomar partido

Saiba como intervir em briga entre irmãos sem parecer que está tomando partido

Júlia Arbex Publicado em 27/07/2019, às 10h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Durante uma briga entre os filhos, jamais tome partido de alguém - Banco de Imagem/Shutterstock
Durante uma briga entre os filhos, jamais tome partido de alguém - Banco de Imagem/Shutterstock

Briga entre irmãos é algo que faz parte de qualquer família. No entanto, as disputas constantes podem transformar a rotina diária em um verdadeiro caos. 

Daí, cabe aos pais intervir. Mas como ajudar sem parecer que está tomando partido de algum lado?

NÃO COMPARE
“Se a mãe ou o pai chama um filho de ‘o estudioso’, automaticamente entende-se que o outro não gosta de se dedicar ao colégio. Fazer comparações no meio de uma briga, então, só piora a situação. Qualquer coisa dita por você a favor de um, vai soar como proteção. E isso só alimenta sentimentos ruins, como ciúme, inveja e baixa autoestima”, diz o psicanalista Alexandre Pedro.

RESERVE UM TEMPO PARA CADA UM DOS SEUS FILHOS
“Leia um livro para um, ajude na lição do outro. Sua atenção deve ser exclusiva e a qualidade desse tempo precisa ser igual para todos. Dedicar-se separadamente fará com que cada um se sinta seguro e amado de forma única, evitando brigas pela disputa do seu afeto”, afirma.

SEJA MEDIADORA E NÃO UMA JUÍZA
Durante uma briga entre os filhos, jamais tome partido de alguém, pois a rivalidade entre eles só aumentará. Seu papel é mediar e não julgar. Traga os dois para conversar e ajude-os a chegar, juntos, a uma solução que seja boa para ambos. Desse modo, acredite, não haverá ganhadores ou perdedores.

NÃO OBRIGUE AS CRIANÇAS A DIVIDIR
Aprender a dividir é muito importante, assim como aprender a ter limites. Porém, quando a criança é forçada a dar algo a um irmão, assimilará isso como uma coisa negativa. 

Portanto, em vez de obrigar o pequeno a emprestar o brinquedo, tente outra abordagem. Diga que o brinquedo novo é do irmão e ele vai ter um tempo para brincar também. O dono do brinquedo vai se sentir seguro e, com o tempo, menos possessivo. Assim, o ato de emprestar se tornará espontâneo.

TOLERE AS CRISES DE RAIVA
“Quando os pais cedem aos episódios agressivos e dizem ‘agora é a vez do seu irmão’ estão incentivando a rivalidade entre eles e mostrando que a birra é uma boa tática para conseguir o que quer. Ignorar as crises de choro pode ser difícil, mas lembre-se: é o meio que a criança usa para demonstrar sua insatisfação. Aprender a relevar esses pequenos desapontamentos servirá para a vida futura de seus filhos”, conclui.