AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Animal de estimação

Câncer de mama em pets: tire as 5 principais dúvidas sobre a condição

O tema costuma gerar dúvidas nos tutores, entre elas as formas de prevenção, tratamento e fatores de risco

Da Redação Publicado em 10/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns sintomas podem indicar a presença da doença, como falta de apetite, febre e vômitos - Free-Photos/Pixabay
Alguns sintomas podem indicar a presença da doença, como falta de apetite, febre e vômitos - Free-Photos/Pixabay

A prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de mama não é exclusividade dos humanos. Cadelas e gatas também podem desenvolver câncer de mama e, nesses casos, os tutores possuem um papel importantíssimo na prevenção. 

A doença em pets envolve fatores que costumam gerar algumas dúvidas. Pensando nisso, AnaMaria Digital procurou a marca PremieRpet para tentar esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. 

COMO PREVENIR O CÂNCER DE MAMA EM CADELAS E GATAS? 
A melhor forma é com a castração. Apesar do câncer estar relacionado com questões genéticas, o procedimento pode diminuir a probabilidade do animal desenvolver a doença. É importante consultar o médico-veterinário para entender qual o melhor momento para realização desse procedimento. 

COMO IDENTIFICAR O CÂNCER DE MAMA EM CADELAS E GATAS?
Alguns sintomas podem indicar a presença da doença, como falta de apetite, febre e vômitos. No dia a dia, é possível aproveitar os momentos de carinho para verificar se existe algum nódulo ou aumento de volume anormal. No entanto, é preciso ter em mente que nada substitui o diagnóstico de um profissional, por isso é muito importante que o pet visite o médico-veterinário e realize exames com frequência. 

QUAL O PRINCIPAL TRATAMENTO PARA A DOENÇA?
A remoção dos tumores por meio de cirurgia. Seja qual for o tipo de tumor, quanto antes for realizada a cirurgia para sua retirada, menor é o risco de reaparecimento da doença e maiores as chances de cura. 

“Após a retirada, dependendo do tipo de tumor, o médico-veterinário pode indicar o uso de alguns medicamentos para complementar o tratamento e diminuir, mais ainda, a probabilidade de reincidência”, explica o médico-veterinário Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da empresa.

O QUE PODE AUMENTAR O RISCO DA DOENÇA?
Anticoncepcionais, popularmente conhecidos como “injeções para não ter cio”, comumente utilizados em gatas, aumentam muito o risco da ocorrência de tumores nas mamas, por isso o uso é completamente contra-indicado. 

MACHOS TAMBÉM PODEM TER CÂNCER DE MAMA?
A doença é mais comum em fêmeas por conta da produção de hormônios como estrogênio e progesterona, mas também pode afetar os machos. Nesses casos, a incidência é menor, mas o cuidado preventivo com visitas frequentes ao médico-veterinário deve ser o mesmo.  

Por fim, vale ressaltar que doenças como o câncer são multifatoriais, mas uma rotina saudável e uma alimentação de qualidade ao longo da vida podem contribuir para a prevenção ou mesmo para uma melhor recuperação durante o tratamento. Por isso, sempre que possível, priorize alimentos nutritivos, balanceados e de alta qualidade para o seu pet.