AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Animal de estimação

Cão cidadão: ensine seu pet a se comunicar com você

É possível ensinar seu pet a se comunicar com você; entenda

Da Redação Publicado em 16/02/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Melhore a comunicação com o pet hoje mesmo, começando com comandos básicos e valorizando comportamentos desejados - Banco de Imagem/Getty Images
Melhore a comunicação com o pet hoje mesmo, começando com comandos básicos e valorizando comportamentos desejados - Banco de Imagem/Getty Images

Para muita gente, a ideia de um animal se comunicar com o ser humano parece algo fora da realidade. Mas estudos comprovam que os pets, além de se comunicarem entre si, também conseguem se comunicar com indivíduos de espécie diferentes. 

Quando assistimos a um programa de TV com imagens de animais na selva, podemos ver vários tipos de comunicação interespecífica acontecendo. E, como convivemos com os cães, essa interação já acontece normalmente, porém, às vezes, nem percebemos. 

Então, que tal ensinar a ele coisas desejáveis que você gostaria que compreendesse? Nesse contexto, trago a importância de se ensinar e treinar comandos. Várias pessoas acham que comandos são apenas truques ensinados aos bichos como forma de entretenimento, porém eles vão além disso. 

Os comandos são o vocabulário existente entre você e seu animal. Ou seja, quanto mais palavras ele aprender, melhor será a comunicação entre ambos. O céu é o limite, desde um comando básico, como “senta”, até outros mais avançados, como “apague a luz”. 

Para que seu cão consiga associar comandos mais difíceis, a dica é trabalhar bastante os mais básicos para depois ir evoluindo. Além de exercitar comandos, o simples fato de reforçar o animal quando executa determinado comportamento também é uma forma de ensinar algo, seja isso certo ou errado. 

Pense comigo: quando ele quer sua atenção e, para isso, faz xixi no local errado, você, imediatamente, interrompe o que está fazendo para limpar ou, pior, brigar com ele. Pronto! Você acaba de ensinar ao seu cão que xixi errado chama sua atenção. 

Pensando nisso, tente ignorar quando esse comportamento indesejado acontecer e comece a reforçar quando ele acerta o tapetinho. Será tão melhor... Melhore a comunicação com seu pet hoje mesmo, começando com comandos básicos e valorizando comportamentos desejados. A relação de vocês vai ficar melhor do que nunca! 

MARCELA BARBIERI BORO, zootecnista, médica veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.