AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Conselho

Cinco atitudes que ajudam no dia a dia de qualquer relacionamento afetivo

São nos pequenos momentos que surgem as oportunidades

Da Redação Publicado em 18/05/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diálogo é uma das atitudes mais importantes em qualquer tipo de relacionamento - Banco de Imagem/iStock
Diálogo é uma das atitudes mais importantes em qualquer tipo de relacionamento - Banco de Imagem/iStock

Relacionamentos nem sempre são fáceis, especialmente quando falamos de pequenas atitudes diárias.

Pensando nisso, AnaMaria conversou com Denise Figueiredo, psicóloga e sócia-diretora do Instituto do Casal e separou algumas dicas valiosas para pessoas que querem ter um relacionamento duradouro e com cumplicidade.

Dê oportunidade todos os dias para ouvir e dialogar
Diálogo é uma das atitudes mais importantes em qualquer tipo de relacionamento. Para que ele seja satisfatório, saber ouvir é mais do que fundamental.

Reserve momentos do dia para jogar conversa fora. É importante não conversar somente sobre problemas diários, mas se permitir a debater pequenos assuntos. Seja sobre um seriado ou sobre alguma situação engraçada que passou no horário do almoço.

“É primordial que perguntas sejam feitas para que esse diálogo flua de forma sincera. As vezes nos envolvemos tanto nos afazeres diários que esquecemos de tirar um tempo apenas para dar atenção e ser a atenção”, diz a especialista.

Celebre as conquistas diárias
Viver a dois e estabelecer uma rotina não é fácil. O dia a dia coloca todos os casais à prova com desafios e preocupações. O problema maior é que as pessoas costumam se atentar ao negativo e esquecem de apreciar as pequenas coisas boas que acontecem diariamente. Então, por que não celebrar as pequenas conquistas diárias?

“Tudo que trouxer sensação positiva pode ser considerada uma conquista. Por exemplo, uma nota alta de um filho, o planejamento de uma viagem ou até mesmo um dia que a pessoa chegou mais cedo do trabalho do que o normal. Comemore esses pequenos momentos a dois, permita fazer um jantar diferente ou sair da zona de conforto para apenas agradecer”, salienta Marina Simas, psicóloga e sócia-diretora do Instituto do Casal.

Organize o dia a dia doméstico
As tarefas domésticas podem ser motivos de conflitos diários. Afinal, cada um teve uma criação diferente, e consequentemente criou uma percepção sobre quem deve fazer cada tarefa doméstica ou como ela deve ser executada.

Por isso é essencial que todos participem para que a família tenha uma união em razão do esforço conjunto. É interessante optar por tarefas que sejam mais fáceis de um lado ou do outro. Por exemplo, se uma pessoa prefere lavar a louça, ela poderá ter mais prazer em atuar nessa tarefa.  

Faça concessões diárias
O individualismo é inimigo de qualquer relacionamento. Ninguém é igual ou 100% compatível, mas se está com uma pessoa que ama é necessário fazer algumas concessões. 

Em algum momento você terá que estar disposto a fazer algo que não goste tanto em prol da outra pessoa, seja ir a algum lugar ou ceder o controle da televisão. O equilíbrio é fundamental e deve ser conquistado diariamente, e de acordo com as oportunidades que surgem. Não dê regras para concessões, faça com que elas fluam de maneira natural.

Seja grato
Elogie, agradeça e dê valor aos pequenos momentos do relacionamento diariamente.
À medida que a relação é duradoura é natural que o contato físico, as declarações de amor e os gestos espontâneos se tornem menos frequentes. Porém, vale sempre lembrar que pequenas demonstrações e a verbalização do afeto nunca são demais. Amar é partilhar em todos momentos.