AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cinco dicas para introduzir a leitura na rotina das crianças

Estudos comprovam os benefícios da leitura para as crianças...

Raquel Maldonado Publicado em 16/08/2017, às 13h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cinco dicas para introduzir a leitura na rotina das crianças - iStock
Cinco dicas para introduzir a leitura na rotina das crianças - iStock
... Mas a partir de que idade os livros devem ser apresentados a elas? Desde sempre! Ler na gestação aumenta o vínculo afetivo entre pais e bebê. Confira as dicas da coordenadora de mobilização social da Fundação Itaú Social, Claudia Sintoni, para criar o importante hábito da leitura.

LEIA DO SEU JEITO
Existem várias maneiras de ler para uma criança e cada família encontra a sua. O importante é que a prática seja prazerosa para todo mundo. A riqueza da literatura está em estimular a imaginação e permitir que os pequenos brinquem com seus pensamentos, com liberdade e autonomia. Não se preocupe em ler toda a história nem se ele está sentado e concentrado apenas nessa
atividade. Um trecho por dia, mesmo com a criança envolvida com outras coisas, tem um grande efeito.

DEIXE-A LIVRE PARA EXPLORAR
A leitura fortalece o vínculo entre criança e adulto e deve ser um ato de afeto. Deixe que ela explore o livro à vontade: folheie, entorte, sente em cima, desenhe, morda...

FACILITE O ACESSO AOS LIVROS
Deixe as obras visíveis, em uma altura que a criança visualize e possa alcançar sem a ajuda do adulto. Isso lhe dará autonomia
para manuseá-los sempre que sentir vontade. Procure oferecer títulos bem ilustrados, com diferentes capas, modelos e tamanhos.

APROVEITE OS TEMAS
A leitura ficará mais interessante se apresentar livros com diferentes gêneros, como contos, fábulas e poesias. Tente conhecer o texto antes de apresentá-lo à criança. Isso permitirá ao adulto transmitir melhor o ritmo e se preparar para questões que possam gerar dúvidas. Ler com tablets e smartphone está permitido, especialmente para crianças acima de 2 anos. Só cuidado com os excessos!

ATUALIZE OS TEMAS
Os assuntos de interesse mudam conforme a criança cresce. Para ampliar o repertório, procure atualizar e diversificar os livros.
Lembre-se também de não alterar o que o autor escreveu. Palavras que a princípio possam parecer estranhas e diferentes não estão lá à toa, elas ampliam o conhecimento.


Para saber mais sobre a importância do ato de ler, clique aqui
Para entender mais sobre as possibilidades de uso da literatura com as crianças, clique aqui

Os links externos fazem parte do Programa de Afiliados da Amazon, em parceria com a Revista AnaMaria.