AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Alimentação

Crianças: saiba como montar uma lancheira nutritiva e, ao mesmo tempo, tentadora

Crianças: saiba como montar uma lancheira nutritiva e, ao mesmo tempo, tentadora

Karla Precioso Publicado em 23/02/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pensar e planejar os lanches antecipadamente poupa tempo - Banco de Imagem/Getty Images
Pensar e planejar os lanches antecipadamente poupa tempo - Banco de Imagem/Getty Images

Falta de tempo, dificuldade para escolher os alimentos... Oferecer opções diferentes e atrativas para a criançada levar na lancheira é uma tarefa que costuma deixar os pais de cabelo em pé. 

Afinal, fazer com que eles comam bem fora de casa nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que é possível, sim, facilitar essa tarefa com alguns passos simples. 

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, listou seis dicas para dar aquela mãozinha na hora de preparar as refeições dos pequenos com praticidade (e sabor). Confira!

PREPARE VÁRIAS LANCHEIRAS DE UMA VEZ
Deixe duas a três opções de lanches prontos para a criança levar ao longo dos próximos dias, evitando, assim, a preparação diária. Lembre-se: os itens perecíveis devem ficar armazenados na geladeira e enviados para a escola em bolsas térmicas.

MONTE UM CARDÁPIO
Pensar e planejar os lanches antecipadamente poupa tempo e permite uma organização para que os lanches demorem a se repetir.

USE UTENSÍLIOS DIFERENTES NA LANCHEIRA
Copos e potes coloridos incentivam as crianças a comer e ainda deixam as refeições mais divertidas.

COLOQUE OS FILHOS PARA AJUDAR
Incentivá-los a escolher e preparar os alimentos – nem que seja apenas colocar os itens nos potes ou dentro da bolsa – também ajuda na boa aceitação da comida.

INVISTA EM FORMATOS DIFERENTES
Prepare o mesmo alimento de maneiras diversas, variando o corte das frutas e a montagem da refeição no potinho. Deixe a criatividade rolar solta.

TENHA UMA LANCHEIRA TÉRMICA DE BOA QUALIDADE
Ela é importante para acondicionar de forma segura os alimentos e ampliar a variedade de opções, já que permite guardar alimentos frescos. Acrescente gelinhos à base de gel para ajudar a manter a temperatura. Há vários modelos, em formatos e cores diferentes, que as crianças adoram!

CARDÁPIO VARIADO 
“As crianças precisam de uma dieta variada, com alimentos frescos e de acordo com sua capacidade de mastigação e autonomia para se alimentar”, orienta Renata. 

A lancheira ideal deve conter sempre um elemento de cada grupo abaixo:

  • Carboidratos: pão, torrada, bolo caseiro, tapioca, chips de vegetais (batata, inhame, beterraba) ou um cereal (granola e aveia). 
  • Proteínas: queijo, leite, iogurte, patê caseiro, ovos de codorna, snacks à base de grão-de- bico ou lentilha. 
  • Vegetais: uma porção de uma fruta inteira (maçã, pera, goiaba) ou picada (abacaxi, melão, mamão, melancia), ou até mesmo tomates-cereja, palitinhos de cenoura e pepino.